Doenças da bananeira: mal-do-panamá

O mal-do-panamá é conhecido como murcha-de-fusarium e fusariose, causado pelo fungo Fusarium oxysporum

Doenças da bananeira: mal-do-panamá

“Entre inúmeras plantas frutíferas, a bananeira é uma das opções mais promissoras de cultivo. Mesmo sendo uma das frutas mais exportadas, a maior parcela da produção nacional de banana é destinada ao mercado interno, pois a banana é a segunda fruta mais consumida pelos brasileiros, afirmam os especialistas do FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, e professores do Curso CPT Produção de Banana.”

A banana é uma das mais frutas consumidas e produzidas no mundo, sendo o Brasil um dos seus principais produtores, graças às condições favoráveis de cultivo, nas mais diversas regiões do país, principalmente no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, onde são produzidas milhões de toneladas anualmente.

A bananeira requer chuvas bem distribuídas ao longo do ano, com índice pluviométrico em torno de 1.900 milímetros por ano. Além disso, essa frutífera tropical é exigente em temperaturas elevadas (18°C a 34°C). Dessa forma, a planta encontra condições propícias para desenvolvimento. Entretanto, é preciso um bom manejo fitossanitário para proteger a cultura de doenças, como o mal-do-panamá.

Mal-do-panamá


O mal-do-panamá é conhecido como fusariose e murcha-de-fusarium, causado pelo fungo Fusarium oxysporum. Sua disseminação ocorre por especialmente por mudas, restos vegetais e ferramentas de corte contaminados. Daí a extrema necessidade de se adotar medidas preventivas para evitar que a doença se espalhe pelos pomares.

Com caráter endêmico em todo o Brasil e nos principais países produtores, o mal-do-panamá ataca principalmente a variedade de banana Maçã. Por esse motivo, muitos produtores têm investido em outras variedades, como a banana Nanicão, a banana Nanica e a banana Valery, pois são mais resistentes ao fungo da fusariose.

O mal-do-panamá também acomete a banana Prata, banana Prata Anã e banana Pacovam. Quanto às outras variedades de banana, elas apresentam maior resistência ao Fusarium oxysporum. Independentemente desses aspectos, o mais importante é realizar um bom manejo fitossanitário das bananeiras.

Principais sintomas


Como sintomas, temos o amarelecimento gradual das folhas mais velhas da bananeira para as folhas mais novas, indo dos bordos à nervura principal. Com o avanço da doença, o pecíolo murcha e quebra na junção com o pseudocaule (apenas a folha central se mantém ereta). Além disso, o fungo pode aderir nos ferimentos causados na banana no momento do beneficiamento e no transporte.

Manejo fitossanitário


Plantar mudas de banana sadias; escolher variedades de banana mais resistentes; limpar e desinfetar instrumentos cortantes após o uso; eliminar folhas secas e restos florais da bananeira; diminuir o tempo entre a colheita e a refrigeração das bananas; lavar e desinfetar os tanques de despencamento e lavagem das bananas após o uso; submeter as bananas a tratamento de imersão ou pulverização com fungicidas recomendados por engenheiro agrônomo.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Banana

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Fonte: Embrapa

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-04-2021 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.