O valor das frutas

Os produtores voltados para a produção e comercialização de frutas em pequenas áreas se dedicam à construção de um pomar

Produzir frutas é sempre um bom negócio, podendo ser a atividade principal ou complementar para produtores rurais

  frutas

Os produtores voltados para a produção e comercialização de frutas em pequenas áreas se dedicam à construção de um pomar que, como o próprio nome indica, consiste na ocupação de um determinado espaço da propriedade rural com o plantio e o cultivo de árvores frutíferas. Ou pode ser, também, toda a área da propriedade, desde que ela seja pequena e plantada com uma ou várias espécies.

Um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros. Quanto às espécies frutíferas que podem ser cultivadas, estas variam em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da atividade.

Sendo assim, temos áreas onde são encontradas laranjeiras, tangerineiras, abacateiros, mangueiras e outras fruteiras, em uma só área. Já em outras áreas, encontramos apenas laranjas ou poncãs, mesmo que milhares de pés. Por meio do hábito e do gosto pelo cultivo dessas espécies frutíferas, o agricultor pode expandir os negócios para outras áreas agrárias e, assim, permanecer cultivando a terra, melhorando, consequentemente, a saúde da família.

O valor nutritivo das frutas é de conhecimento de todos, por isso, comer frutas é indispensável para a manutenção de uma boa saúde, em virtude do fornecimento de calorias, carboidratos, vitaminas, minerais e, até mesmo, de proteínas. Entretanto, é importante ressaltar que o valor nutritivo varia muito de um fruta para outra, sendo possível encontrar variações até mesmo entre frutas da mesma espécie, dependendo do clima, solo, variedade, entre outros fatores.

Entre todos os valores nutritivos, o que mais vem à cabeça quando se fala em frutas é a vitamina C. Acerola, goiaba, mamão, manga, morango, caju, laranja, limão, abacaxi, maracujá e banana são as frutas conhecidas que mais contêm essa vitamina. Sendo assim, é importante que algumas dessas espécies estejam presentes em seu pomar.

Outro valor que essas frutas apresentam é o valor econômico ou comercial. Pois, pode-se ganhar dinheiro explorando uma área de sua propriedade com um pequeno, mas bem formado pomar. A produção pode ser comercializada em sua própria região, entregue em hotéis, restaurantes, supermercados, fábricas de doces, sucos, ou mesmo, vendida diretamente ao consumidor.

Nesse sentido, o planejamento do pomar se faz de grande importância. Sendo necessário escolher, com precisão, a localização, as espécies que serão cultivadas, o dimensionamento do pomar, as ferramentas e equipamentos que serão utilizados, a época ideal de plantio, o preparo adequado do solo, a seleção das mudas, o espaçamento, o plantio e o manejo eficaz do pomar. Quesitos como controle de pragas e doenças; colheita e controle de qualidade, bem como comercialização, também devem ser levados em conta pelo produtores agrícolas.

Para maiores informações, consulte o curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Professor e Pesquisador Dalmo Lopes de Siqueira, que aborda temas como planejamento, manejo e instalação do pomar, comercialização, entre outros. Leia também nosso outro artigo Aprenda como fazer o planejamento do pomar para iniciar uma produção comercial de frutas.

Beatriz Lazia 06-11-2012 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.