Orientações importantes para cultivar jaca em casa

A jaqueira deve ser plantada preferencialmente em regiões com temperatura (25°C) e umidade relativa do ar (80%) elevadas

Orientações importantes para cultivar jaca em casa

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma frutífera tropical indiana, mas que ultrapassou continentes até chegar a outros países, inclusive, o Brasil. Os frutos produzidos por ela são os maiores já vistos e podem alcançar 30 quilos de peso e 40 centímetros de comprimento. Além de saborosas e suculentas, as jacas apresentam propriedades medicinais, capazes de prevenir problemas cardiovasculares e reduzir a pressão sanguínea.

As grandes jacas têm forma oval e casca com saliências. Quando imaturas, elas apresentam casca verde, mas quando atingem a maturação ideal, a casca ganha a coloração amarela amarronzada ou verde amarelada. Quanto à polpa da fruta, ela apresenta constituição fibrosa amarelada e sementes de até três centímetros, distribuídas aleatoriamente na polpa.

O ponto de maturação da jaca ocorre, quando as saliências da casca estão desenvolvidas e amareladas, mas o fruto ainda está consistente ao ser pressionado. Além do consumo in natura, a jaca é utilizada para preparar doces e geleias. Já os veganos a utilizam para rechear tortas salgadas e coxinhas, pois a consistência da polpa lembra a da carne de frango.

No Brasil, são cultivadas duas variedades de jaca. A primeira é a jaca-dura, que apresenta bagos crocantes e consistência da polpa mais firme. Já a segunda é a jaca-mole, que apresenta bagos com consistência mole e polpa pastosa e pegajosa.

Condições ideais de clima


A jaqueira deve ser plantada preferencialmente em regiões com temperatura (25°C) e umidade relativa do ar (80%) elevadas. Em regiões quentes, mas com baixa umidade, a frutífera deve ser irrigada com grande frequência, pois se trata de uma planta típica de clima úmido.

Outro fator determinante para o sucesso do plantio de jaca é a exposição solar, ou seja, a jaqueira deve receber várias horas de luz solar por dia. Quanto ao índice pluviométrico (distribuição das chuvas), ele deve ultrapassar 1.200 milímetros ao ano.

Condições ideais de solo


Para plantar jaca, o solo deve apresentar média fertilidade e boa drenagem. Além disso, os solos devem ser do tipo arenoargilosos e profundos. Quanto ao pH ideal, ele deve variar entre 6 e 6,5. Sob essas condições, a jaqueira cresce viçosa e produtiva até mesmo em quintais e pomares caseiros.

Propagação e plantio


A propagação da jaqueira ocorre por enxertia ou semeadura. Após a formação das mudas, elas devem ser plantadas com espaçamento entre oito e dez metros (entre plantas). Já as dimensões das covas devem ser de 50 x 50 x 50 centímetros. Dois meses antes do plantio, as covas abertas devem receber uma mistura de terra com ½ quilo de calcário dolomítico, ½ quilo de superfosfato simples, 100 gramas de cloreto de potássio e 20 litros de esterco curtido de curral.

Colheita e produção


A primeira colheita de jaca ocorre no quinto ano após a semeadura. Sua produção pode ultrapassar um século. Uma jaqueira bem manejada produz 80 jacas ao ano, que após colhidos, devem ser armazenados em local seco e arejado.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Cupuaçu

Cultivo Orgânico de Citros

Fonte: Frutíferas.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 05-02-2021 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.