Plantio da manga: saiba quais as principais pragas atacam a cultura

No plantio da manga para comercialização, é imprescindível o controle das principais pragas que atacam a cultura

No plantio da manga para comercialização, é imprescindível o controle das principais pragas que atacam a cultura.

Plantio da manga: saiba quais as principais pragas atacam a cultura

O plantio da manga é um dos mais importantes da fruticultura tropical, ficando atrás somente da banana, do abacaxi e do abacate. A Índia é o principal produtor com cerca de 50% da produção mundial. Outros que se destacam são a África do Sul, a Costa do Marfim e Israel. Já no Brasil, o destaque da produção está no estado de São Paulo, com cerca de 40% da produção nacional de manga, seguido de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Hoje também se destaca o vale do rio São Francisco, que atravessa vários estados e proporciona grandes áreas irrigadas.

O plantio da manga em nosso país sempre teve um caráter de fundo de quintal e pouca tecnologia. Eram plantadas mangas nacionais chamadas de "comuns", de sementes francas, com um caráter de extrativismo. Atualmente, temos 5 tipos de manga que são produzidos comercialmente, sendo que o destaque vai para a Haden e a Tommy Atkins, que englobam cerca de 80%  da produção nacional.

A principal forma de consumo para a manga é "in natura", mas dela se derivam vários produtos industrializados, como sucos concentrados e doces. Outro fator importante refere-se à sua importância nutricional: a manga é rica em  vitaminas  A e C.

Infelizmente, inúmeras pragas atacam a cultura da manga, sendo reconhecidas cerca de 260 tipos de pragas que podem atacar o plantio da manga. Dentre elas, temos as principais, que causam realmente danos econômicos, e as secundárias, que não causam danos econômicos.

Principais pragas da cultura da manga:

Mosca das frutas - Anastrepha spp. e Ceratitis capitata.

A mosca das frutas pode ser considerada a praga que mais afeta o plantio da manga, pois, além de causar dano econômico, é responsável pela imposição de barreiras quanto à sua exportação pelos países consumidores.

A mosca das frutas causa injúrias nos frutos, em diversas porcentagens diferentes, tornando os frutos sem valor comercial, mesmo para uso na indústria.

É preciso fazer um monitoramento da cultura, por meio da instalação de armadilhas, que podem ser do tipo McPhil e Jackson. A primeira é responsável pela coleta de adultos da Anastrepha spp. Essa armadilha utiliza, como atrativo, hidrolisado de proteína enzimático ou sucos de frutas. É comum utilizá-la na periferia do pomar (1 armadilha para cada 10 ha). Já a segunda armadilha é responsável pela coleta de adultos da Ceratitis capitata. Essa armadilha utiliza, como atrativo, feromônio sexual para atrair machos. Nesse caso, utiliza-se 1 armadilha para cada 5 ha.

As armadilhas devem ser instaladas nas mangueiras, distantes do sol e dos ventos, entre 1,60 e 2,2m de altura. Nas armadilhas McPhil, faz-se vistorias todas as semanas para repor o atrativo e recolher as moscas. Já nas Jackson, faz-se vistorias de 2 a 3 semanas para repor o feromônio e recolher os insetos.

Os insetos são identificados, contando só os que interessam. Em seguida, faz-se um cálculo para saber a quantidade de moscas por dia, chamado MAD . Se esse índice for igual ou maior que 1, realiza-se o controle.

O controle das pragas pode ser feito com iscas tóxicas, embebidas em melaço ou com produtos agroquímicos em pulverização. Para isso, consulte um profissional da área para a emissão do receituário agronômico.

Outras pragas:

Formigas - Atta ssp e Acromyrmex ssp.

Essa praga é importante no momento da formação do pomar. Geralmente, costuma atacar à noite e promover a desfolha das mudas, o que pode causar a morte da planta.

Pode-se proteger as mudas de manga com uma proteção de plástico, tipo guarda-chuva ou papel-alumínio.

Para combater as formigas com agroquímicos, pode-se utilizar iscas, ou produtos em pó, aplicados com polvilhadores, ou ainda, produtos líquidos, aplicados via nebulização.

Cochonilha branca - Aulacaspis tubercularis.

Embora se observe muito essa praga nos pomares, principalmente nas folhas e nos frutos, ela só causa prejuízos quando se encontra muito desequilibrada no meio ambiente, causando ataques severos à cultura.

Pode ser controlada com a pulverização de calda sulfocálcica ou óleos minerais e vegetais.

Mais algumas pragas:

É preciso cuidado e monitoramento, conforme a incidência de pragas como Microácaro (Aceria mangiferae), Tripes (Selenothrips rubrocinctus), Mosquinha-da-Manga (Erosomyia mangiferae), Lepidópteros-da-Inflorescência e Pulgões. No pomar, sua amostragem deve ser criteriosa e em zigue-zague.

Para essas pragas existem também produtos para serem pulverizados, como o controle com agroquímicos. Para isso, consulte um profissional da área e adquira seu receituário agronômico.

O plantio da manga tem perspectivas de grande crescimento, em nosso país, principalmente para exportação. As tecnologias de cultivo vêm avançando, com as práticas de manejo de tamanhos de plantas e irrigação localizada, pois estas têm tornado a cultura da manga profissional e de especial interesse para quem quer trabalhar no ramo da fruticultura.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Produção de Manga.

Andréa Rocha 16-08-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.