Polinização natural e artificial do maracujazeiro

Polinização natural e artificial do maracujazeiro. Os agentes polinizadores naturais, como as abelhas mamangavas, são o melhor meio de polinização de maracujazeiros.

Os agentes polinizadores naturais, como as abelhas mamangavas, são o melhor meio de polinização de maracujazeiros

Polinização natural e artificial do maracujazeiroQuando os frutos do maracujazeiro não apresentam sementes é porque não ocorreu a polinização. Para tal, são necessárias duas plantas diferentes - próximas uma da outra, cerca de 100 a 400 metros. Se houver uma única planta no local, não ocorrerá a troca de pólen. Do mesmo modo, dois maracujazeiros podem estar próximos um do outro, mas se não forem compatíveis não haverá polinização. Outro fator que prejudica a polinização é o tamanho do grão do pólen. Como é pesado, ele não consegue ser carregado pelo vento.

Polinização natural do maracujazeiro

Por tais motivos, os agentes polinizadores naturais são o melhor meio de polinização de maracujazeiros. Um dos principais é a abelha mamangava. Quando ela pousa na flor do maracujá para coletar néctar, os grãos de pólen grudam em seu dorso. E, por ser uma abelha de grande porte, ela alcança facilmente o estigma da flor do outro maracujazeiro. Como resultado, ocorre a polinização.

"Embora a polinização natural do maracujazeiro seja possível graças à ajuda de nossas amigas mamangavas, a polinização artificial também ocorre. Ela se torna necessária, quando não existem polinizadores naturais na região, como a mamangava, ou existem muitas abelhas irapuãs, que apenas roubam o pólen do maracujazeiro, sem polinizá-lo", afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá, em Livro+DVD e Online, da Área Fruticultura.

Polinização artificial do maracujazeiro

Realizada pela transferência dos grãos de pólen de uma flor para outra, com os dedos ou dedeiras de feltro, a polinização artificial é uma excelente alternativa para o produtor de maracujá. O procedimento deve ser feito, preferencialmente, à tarde, no período que vai de 12:30 as 18:00, pois é o momento em que as flores de maracujá estão abertas. Outra recomendação é que o método seja feito na época de maior floração do maracujazeiro para render mais frutos.

Os especialistas recomendam que a pessoa responsável pela polinização artificial caminhe, de uma planta a outra, com rapidez, para que os pólens se misturem. É importante repetir o procedimento até ocorrer a polinização. Em geral, para obter bons resultados, o método deve ser realizado de duas a três vezes semanais.

Fontes: Revista Globo Rural e Cursos CPT.

Confira o artigo "Cultivo do maracujá" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

 

Andréa Oliveira 20-12-2017 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.