Produção comercial de frutas: como planejar o pomar

Em uma produção comercial de frutas, o planejamento do pomar se mostra de grande importância, tendo em vista que dele depende o sucesso ou fracasso da produção

O primeiro passo para o planejamento do pomar é a escolha da área

  planejamento do pomar

Em uma produção comercial de frutas, o planejamento do pomar se mostra de grande importância, tendo em vista que dele depende o sucesso ou fracasso da produção. O pomar, como o próprio nome indica, trata-se da ocupação de um determinado espaço, na propriedade rural, com o plantio e o cultivo de árvores frutíferas.

Em um planejamento do pomar, o primeiro passo deve ser a escolha da área, levando em conta a sua localização dentro da propriedade. Essa escolha varia em função de alguns fatores, como:

- a declividade do terreno, que deve ser pequena ou em meia encosta; - as áreas baixadas, muito úmidas e alagadiças devem ser evitadas; - toda a área deve receber bem a luz do sol e ser protegida de ventos fortes e frios; - os solos devem ser profundos, com boa drenagem; - é imprescindível que no local haja boa disponibilidade de água para irrigação.

Uma observação importante diz respeito ao pomar doméstico, pois, neste caso, ele deve situar-se em uma área próxima da sede da propriedade para maior facilidade de colheita das frutas produzidas.

Depois de escolhida a área, passa-se à escolha das espécies que serão produzidas. Ao determinar qual ou quais serão as variedades de frutíferas que serão cultivadas, o fruticultor deve levar em conta fatores como: espécie, sazonalidade, experiência de outros produtores rurais e o mercado consumidor.

A época de plantio também é de fundamental importância para o sucesso da produção, uma vez que as frutíferas podem ser classificadas em função de suas exigências climáticas. No caso das espécies de clima temperado, por exemplo, quando forem utilizadas mudas de raiz nua, elas devem ser plantadas nos meses de julho a agosto. No caso de mudas de torrão, o plantio pode ser feito ao longo do ano, desde que o produtor disponha de irrigação.

Passando à seleção de mudas, é indicado que o fruticultor só adquira mudas de viveiros idôneos, que sejam registrados junto aos órgãos de fiscalização do governo. Caso a compra de mudas seja em grande escala, é recomendável que o produtor vá diretamente ao viveirista a fim de conhecer todo o processo de produção.

Quanto ao manejo do pomar, a adubação deverá ser feita de acordo com a análise do solo e das folhas. Já o controle do mato deve começar junto ao preparo da área e ir diminuindo durante as fases que seguem o plantio. Durante o período da seca, uma boa capina cortando o sistema radicular do mato é uma prática eficiente. A capina química também é eficaz, no entanto, tem um custo maior e requer conhecimento e critério por parte do produtor. Outro fator importante do manejo é a irrigação, pois sua falta diminui a quantidade de raízes, folhas, ramos, flores e frutas. O crescimento fica limitado e a vida da planta encurta.

Para maiores informações, consulte o curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Professor e Pesquisador Dalmo Lopes de Siqueira, que orienta entre outras coisas a respeito do valor das frutas, instalação e manejo do pomar e comercialização. Leia também nosso outro artigo O valor das frutas.

Beatriz Lazia 12-03-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.