Produção de abacaxi

O abacaxi se destaca pelo seu valor energético e nutritivo

 

Quando industrializado, o abacaxi pode apresentar-se como polpa, xarope, geleia, doces em calda ou sucos engarrafados. Em regiões secas e quentes, obtém-se vinho do fruto doce e fermentado. Já o suco do fruto verde é utilizado como vermífugo em alguns países.

O Brasil possui amplas possibilidades de aumentar a exportação. Além disso, a cultura tem sua relevância social nas zonas de cultivo. O nosso consumo interno ainda é baixo (11 quilos/habitantes/ano) em relação ao consumo nos Estados Unidos e na Europa.

O abacaxi destaca-se pelo valor energético, devido à sua alta composição de açúcares, e valor nutritivo pela presença de sais minerais (cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre e iodo) e de vitaminas (C, A, B1, B2 e Niacina).

O florescimento natural do abacaxizeiro é bastante desuniforme, trazendo prejuízos ao produtor, pois dificulta os tratos culturais e a colheita, inviabilizando a exploração da soca (segundo ciclo) e afetando a comercialização do produto, devido à redução do tamanho médio dos frutos.

Para antecipar e homogeneizar a época de florescimento e colheita do abacaxizeiro, é necessário  fazer a indução artificial da floração. Essa prática consiste em aplicar produtos indutores na roseta foliar (olho da planta) ou na pulverização sobre a planta.

O abacaxizeiro produz, naturalmente, quatro tipos de mudas: rebentão, filhote rebentão, filhote e coroa. Além dessas mudas, outras podem ser obtidas por seccionamento do caule de plantas que já produziram. Todas possuem características distintas que devem ser consideradas no momento de escolher o tipo do material a ser utilizado para a instalação de novos pomares.

Como regra geral, sob condições de sequeiro, o plantio do abacaxizeiro deve ser efetuado no final da estação seca e início das chuvas, dando preferência a espaçamentos mais adensados, em fileiras simples ou duplas, que permitam um número mínimo em torno de 37.000 plantas por hectare.

Para auxiliar o produtor, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Produção de Abacaxi. Neste curso, especialistas na área orientam sobre o ciclo do abacaxi, a programação da produção, a produção de mudas, o plantio, a adubação, entre outros.

Beatriz Lazia 23-11-2011 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.