Produção de Limão Taiti

Atividade lucrativa para pequenos e médios produtores

 

A limeira ácida 'Tahiti' é uma das espécies de citros de maior precocidade, apresentando, em geral, já a partir do terceiro ano, uma produção significativa. Os preços do "Tahiti" nem sempre são compensadores, por sua oferta concentrada no período da safra. Tal fato incentiva a procura de alternativas capazes de alterar a época de floração, forçando o amadurecimento na entressafra. Dentre essas alternativas destaca-se o uso de reguladores de crescimento.

Os resultados até então alcançados não evidenciam segurança em relação à obtenção de altas produções no período da entressafra, fato que sugere a necessidade de mais estudos nesse campo. Fatores como situação nutricional da planta, disponibilidade de água no solo e temperatura ambiental interagem entre si dificultando a indução do florescimento no período desejado. No Vale do Rio São Francisco, a prática tem evidenciado que o manejo da irrigação, associado a adubações mais pesadas e pulverizações com micronutrientes efetuadas no primeiro semestre, tem permitido maiores produções na entressafra.

Embora a planta cítrica não seja exigente, adaptando-se a tipos de solos que variam desde os muito arenosos até relativamente argilosos, os solos mais adequados são os leves, bem arejados, profundos e sem impedimentos. Os solos argilosos devem ser evitados porque dificultam o desenvolvimento e a aeração do sistema radicular, prejudicam o crescimento das plantas e propiciam condições que favorecem a ocorrência de determinadas doenças.

Nas áreas irrigadas do semi-árido, a drenagem não deve ser esquecida, sendo conveniente avaliar previamente a sua necessidade. Em alguns casos, os drenos, com profundidade de 1 a 2 m são estabelecidos a cada 80 m, favorecendo a expansão do sistema radicular e o estabelecimento do estresse, indispensável à frutificação plena da planta.

Após selecionada a área, as atividades para a instalação do pomar consistem na roçagem, destoca e enleiramento do mato. Tais operações deverão ser feitas com antecedência de 4 a 6 meses. Logo em seguida, deve-se arar profundamente o solo, distribuir o calcário e gradear para incorporação do corretivo. Nessa fase, combater a saúva e outras formigas é de extrema importância. Em casos de plantios extensos, torna-se conveniente dividir o pomar em talhões e quadras, utilizando carreadores.

Para adubar convenientemente o pomar, é imprescindível combater a disponibilidade dos nutrientes no solo e o estado nutricional da planta. Esse conhecimento apenas pode ser obtido com base nas análises do solo e foliar.

Para auxiliar o produtor, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Limão Taiti. O coordenador do curso, Dalmo Lopes de Siqueira salienta que a escolha da fonte do nutriente deve levar em conta as condições em que o plantio será conduzido, a disponibilidade no mercado e o preço por  unidade do nutriente no fertilizante.

Beatriz Lazia 04-10-2011 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Odacir Tonelli Strada

29-08-2019

Gostaria de saber informações sobre a mosca preta e pulgões em geral, que estão atacando uma lavoura de limoeiros (Limão Taiti), bem como métodos de controle?

Resposta do Portal Agropecuário

30-08-2019

Olá Odacir Tonelli Strada,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para o controle de tais pragas, o ideal é procurar um Engenheiro Agrônomo, para que ele possa avaliar o tamanho do dano e grau de infestação das pragas. Após este diagnóstico, é possível recomendar o melhor defensivo agrícola para o controle das mesmas.

Atenciosamente,
Victor Sampaio