Saiba como acabar com a Sigatoka-negra-da-bananeira

Saiba como acabar com a Sigatoka-negra-da-bananeira. As variedades Banana-da-terra, Maçã, Nanica e Nanicão são suscetíveis à doença.

Se não detectada no início, a Sigatoka-negra-da-bananeira pode gerar sérios prejuízos ao bananicultor, pois a reprodução e disseminação da doença é rápida

Saiba como acabar com a Sigatoka-negra-da-bananeira

Doença causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet, a Sigatoka-negra-da-bananeira chegou ao Brasil em 1998. A propagação da doença ocorre por esporos, que atingem a planta pela ação do vento ou da água. Se não detectada na fase inicial, ela pode gerar sérios prejuízos ao bananicultor, pois a reprodução e disseminação dos esporos é rápida, alcançando longas distâncias.

Segundo os especialistas da FRUPEX e professores do Curso CPT Produção de Banana, inúmeros fatores podem influenciar na disseminação da Sigatoka negra, como condições climáticas e manejo do bananal. Inclusive a forma mais comum de espalhar essa doença fúngica é por meio dos restos culturais contaminados.

As variedades Banana-da-terra, Maçã, Nanica e Nanicão são suscetíveis à Sigatoka negra e o bananal atingido é totalmente dizimado - caso o clima e o manejo incorreto favoreçam a proliferação do fungo.

Entretanto, há variedades de banana mais resistentes à doença, como: Caipira, Ouro, Preciosa, Tropical, Calipso, Bucaneiro, Ambrósia, Caprichosa, Garantida, Pioneira, Prata Zulu e outras.
 
Quais os principais sintomas?

Em geral, os sintomas dependem muito do grau de infestação da Sigatoka negra. Mas os mais comuns são:

->Manchas ovais nas faces inferior e superior da folha da bananeira

As manchas podem apresentar cor marrom-escura, negra (halo amarelo e centro deprimido), ou ainda branca acinzentada (centro deprimido).

->Estrias alongadas em ambas as faces da folha da bananeira

As estrias surgem na cor marrom-clara (entre 2 e 3 mm de comprimento).

Quais os métodos de controle?

O controle químico é o método mais eficaz para combater a Sigatoka-negra-da-bananeira. Os produtos devem ser prescritos por engenheiro agrônomo e devem possuir registro no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São eles: Opera - epoxiconazole + pyraclostrobin, Flutriafol - Impact e Comet - pyraclostrobin.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Instituto Biológico de SP.


Andréa Oliveira 15-04-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.