Hidroponia: a utilização de substratos no sistema hidropônico

Na hidroponia, além do tradicional sistema em solução nutritiva, podem-se usar substratos.

 Na hidroponia, além do tradicional sistema em solução nutritiva, podem ser usados substratos.

Hidroponia: a utilização de substratos no sistema hidropônico

Muitos conhecem o sistema de produção hidropônica graças à disponibilidade farta de alfaces, tomates e outros, cultivados nessa modalidade e existentes no mercado. A hidroponia é um sistema que permite o cultivo sem uso de solo. Isso permite um controle no desenvolvimento das plantas, maior controle no aspecto fitossanitário e aumento de produtividades em relação aos sistemas tradicionais.

O investimento inicial e técnico deve ser estudado para se posicionar bem no mercado. Há, além do cultivo tradicional na solução, uma série de substratos com características desejáveis, que podem ser usados nesse sistema, para a produção de culturas com sistemas radiculares maiores.

Uso de substratos

Na hidroponia para produção de plantas frutíferas, hortaliças e flores com sistemas radiculares  e  parte aérea maiores, utilizam-se substratos para a sua sustentação. Os substratos podem ser colocados em canaletas ou em vasos, podem ser naturais ou artificiais. A solução nutritiva é percolada por esses meios, drenada na parte inferior dos substratos e retornam ao tanque de solução.

Substratos inorgânicos

Lã de rocha: É um sistema feito a partir da fusão de lã de rocha. Esses substratos são transformados em fibras e prensados em pranchas ou blocos.  A grande vantagem é que têm 97%de espaços vazios, por isso têm grande capacidade de absorver água e conter ar. Onde existem fábricas próximas ao local, este é um meio muito utilizado, embora seja mais caro comparado a outros substratos.

Areia: Chegou a ser um substrato para hidroponia muito usado, há alguns anos, em vários países do mundo. Era utilizado largamente em grandes plantios e empreendimentos. Foi abandonado por apresentar problemas de transmissão de doenças por contaminação. Vem ganhando importância novamente, na Espanha, na hidroponia de tomates. Deve-se ter bastante cuidado com a areia utilizada, esta deve ter tamanho e tipos específicos. Não se deve usar areia calcária nem de praia.

Perlita: É feita por meio do aquecimento de lã de vidro em água. É usada onde há fábricas que a produza.

Escória: É uma rocha ligeiramente aerada. Só é usada se a fonte estiver próxima, pois é muito pesada, 800 kg/m3.

Pumecita: É uma rocha vulcânica, natural e aerada. Apresenta leveza e já é bastante produzida na Islândia, que exporta para os demais países da Europa.

Argila expandida: É um substrato bem utilizado no meio científico.

Vermiculita: Já foi bastante utilizada, mas atualmente tem uso apenas em algumas misturas.

Substratos orgânicos

Serragem: É um substrato bastante usado comercialmente. É utilizada, em pedaços, sem estar decomposta. É importante ser de origem idônea e usa-lá para cultivo apenas em uma estação.

Musgo: Foi o primeiro substrato tratado utilizado. Para alguns, não é considerado hidropônico.

Fibra de coco: Tem sido largamente utilizado por sua facilidade de manejo e melhor qualidade. Mas deve-se tomar cuidado com o fornecimento, pois os níveis de sais contidos na fibra de coco variam muito entre os fornecedores.

Espuma: São utilizados vários tipos de espumas como substratos, com boa resposta e tempo de uso. Mas estas são consideradas caras pelo produtores.

Produtos de madeira processada: São usados com sucesso, mas sem larga escala.

Gel: Alguns polímeros de gel têm sido usados e testados, mas sem surtir bons efeitos.

O importante é que esses substratos cumpram a sua função, ou seja, façam o papel de substituir o solo, servindo de sustentação para as raízes; tenham boa absorção de água e ar para a planta e não tenham contaminações que possam causar problemas fitossanitários. A escolha recai nessas características e na proximidade de fornecedores idôneos. Esta última gera preços mais baixos.

Por ser uma produção, na qual se controlam praticamente todas as condições da planta, além de gerar uma produtividade superior, o produtor deve ter cuidado para não usar um substrato que possa prejudicar seus processos. Dessa forma, obterá sucesso na hidroponia escolhendo bem o que cultivar e em qual substrato.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Hidroponia, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Hidroponia Solução Nutritiva.

Andréa Rocha 10-07-2013 Hidroponia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.