Como cultivar as nutritivas alcaparras (Capparis spinosa)

O arbusto Capparis spinosa é conhecido popularmente como alcaparreira, originária do Mediterrâneo. Dela são colhidas as alcaparras, que, além de saborosas são bastante para a saúde

O arbusto Capparis spinosa é conhecido popularmente como alcaparreira, originária do Mediterrâneo. Dela são colhidas as alcaparras, que, além de saborosas são bastante benéficas para a saúde

Como cultivar as nutritivas alcaparras (Capparis spinosa)

O arbusto Capparis spinosa é conhecido popularmente como alcaparreira, originária do Mediterrâneo. Dela são colhidas as alcaparras, que, além de saborosas são bastante benéficas para a saúde humana, pois possui ácido cáprico, excelente para o trato digestivo, além de minerais, como o ferro e o fósforo, e vitaminas, como C e K.

Na Grécia, a alcaparra era usada como um excelente calmante. Já em Roma, a alcaparra era usada para disfarçar o ranço das carnes.

Atualmente, a alcaparra é um dos temperos mais utilizados na gastronomia mundial, tanto em saladas, como em molhos, como o famoso molho tártaro.

Ao comprá-las, opte por alcaparras de menor tamanho, pois estas sim são muito mais saborosas do que as maiores, além de mais nutritivas.

Valores nutricionais em 100 g de alcaparras:

Calorias: 35,2 Kcal;

Ácidos saturados: 0,24 g;

Ácidos monossaturados: 0,07 g;

Ácidos poliinsaturados: 0,31 g;

Vitamina K: 24,60 mcg;

Vitamina A: 7 mcg;

Vitamina C: 4,3 mg;

Vitamina E: 0,88 mg;

Fósforo: 10 mg;

Ferro: 1,67 mg;

Cálcio: 40 mg;

Sódio: 2.964 mg;

Potássio: 40 mg;

Magnésio: 33 mg;

Cobre: 0,37 mg;

Zinco: 0,32 mg;

Selênio: 1,2 mcg.

Solo para cultivo:

Para que a cultura das alcaparras prospere o solo mais indicado para o plantio é o solo sílico-calcário-argiloso, com pH em torno de 7.

Clima e temperatura ideais para o cultivo:

Preferencialmente o clima semiárido, com temperaturas altas entre 29 e 35ºC.

O plantio:

O mais comum é plantar as sementes, mas também podem ser plantadas estacas ou pedaços da raiz da alcaparreira. As mudas geradas das sementes devem ser transplantadas, direto no solo, após 1 ano. As estacas devem ser colhidas na primavera, quando o arbusto estiver perto dos 20 cm de altura, e plantadas em viveiros. As raízes devem ser plantadas, direto no solo, no outono.

Os tratos culturais:

Durante todo o ano, deve ser feita a capina manual para a retirada das plantas daninhas. Além disso, o produtor rural deve fiscalizar as alcaparreiras para verificar a incidência de pragas (formigas) ou doenças (fungos) e proceder ao seu controle.

A colheita:

A colheita de alcaparras começa após aproximadamente 2 anos do plantio, no período de junho a setembro.

A produtividade:

A produção de alcaparras começa após 2 a 4 anos de plantio, estendendo-se até 30 anos. Seguindo o manejo adequado, a alcaparreira pode produzir de 1 a 3 quilos de alcaparras por ano.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.


Andréa Rocha 26-11-2013 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.