Conheça mais sobre o pimentão e suas principais variedades

O pimentão pertence à espécie Capsicum annuum L., originária do México, e à classe das pimentas doces, devido à sua baixa pungência.

O pimentão é originário do México e pertence à espécie Capsicum annuum L. e à classe das pimentas doces, devido à sua baixa pungência

Conheça mais sobre o pimentão e suas principais variedades
O pimentão pertence à espécie Capsicum annuum L., originária do México, e à classe das pimentas doces, devido à sua baixa pungência.

O pimentão é originário do México e pertence à espécie Capsicum annuum L. e à classe das pimentas doces, devido à sua baixa pungência, zero, na Escala Scoville. Esta espécie possui inúmeras cultivares, entre elas o pimentão verde, o pimentão amarelo e o pimentão vermelho.

Entretanto, podem ser encontradas cultivares de pimentão nas cores roxa, azul, preta, laranja e branca. Todas, além de saborosas, dão as mais belas cores aos mais variados pratos da cozinha internacional. Além de ser bastante apreciado por quem aprecia a boa culinária, o pimentão é rico em vitaminas e sais minerais.

O clima ideal para o cultivo do pimentão é o clima tropical, devido à necessidade desse fruto ao calor. Geralmente, tem alta produtividade, se cultivado em temperaturas entre 25 e 30ºC. Quanto ao solo, este deve ter o pH em torno de 5,5 e 6,8. Por isso, se o solo não apresentar tais valores, deve-se corrigir a sua acidez procedendo à sua calagem.

Outra característica fundamental para o bom desempenho da cultura do pimentão é quanto à drenagem do solo. Este não pode ser compacto, mas sim leve, com boa drenagem. Água em excesso pode apodrecer as raízes e os caules do pimentão, gerando prejuízos ao produtor.

Em relação às suas inúmeras cultivares, as que são mais resistentes a doenças e alcançam alta produtividade são a Casca Dura, a Magda, a Itapuã, a Zarco, a Marengo, a Amanda, a Lilac, a Ivory, a Cristina, entre outras. Todas variando em sua cor e em sua forma, além de serem tenros e firmes.

Valores nutricionais em 100 g de pimentão:

Calorias - 21,3 Kcal;

Proteínas - 1,3 g;

Fibra alimentar - 2,6g;

Vitamina A - 2000 U.I.;

Vitamina B1 - 20 mg;

Vitamina B2 - 30 mg;

Vitamina B5 - 20 mg;

Vitamina C - 126 mg;

Potássio - 174,3 mg;

Sódio - 16 mg;

Cálcio - 10 mg;

Fósforo - 25 mg;

Ferro - 0,5 mg;

Manganês - 0,1 mg;

Magnésio - 7,8 mg;

Lipídios - 0,2 g;

Ferro - 0,4 mg;

Potássio - 174,3 mg;

Cobre - 0,1 ug;

Zinco - 0,1 mg.

Pimentão verde:

Plantio - de setembro a dezembro;

Colheita - 100 dias após o plantio;

Produção - 200.000 pimentões/hectare;

Cuidados - evitar terrenos mal drenados;

Controle de pragas - Malatol 50-E a 0,20% ou Phosdrin a 0,15% (combate aos afídios); Kelthane W a 15% (combate aos ácaros); e Dithane M-45 a 0,20% e Manzate a 0,20% (combate aos fungos).

Pimentão vermelho:

Plantio - de março a maio;

Colheita - 80 dias após o transplante;

Produção - 1.200 caixas/1.000 m² de estufa;

Cuidados - no momento da colheita, o pimentão deve estar maduro, sem manchas verdes;

Controle de pragas - Dithane M-45 a 0,20% e Manzate a 0,20% (combate aos fungos).

Pimentão amarelo:

Plantio - de março a maio;

Colheita - 90 dias após o transplante;

Produção - 1.500 caixas/1.000 m² de estufa;

Cuidados - no momento da colheita, o pimentão deve estar maduro por igual;

Controle de pragas - Dithane M-45 a 0,20% e Manzate a 0,20% (combate aos fungos).

 Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

 



Andréa Rocha 14-11-2013 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.