Dicas fáceis para fazer mini horta em casa

Uma das vantagens de se fazer mini horta em casa é a possibilidade de consumir alimentos frescos e livres de agrotóxicos

Dicas fáceis para fazer mini horta em casa

“Uma das vantagens de se fazer mini horta em casa é a possibilidade de consumir alimentos frescos e livres de agrotóxicos. As hortaliças e ervas orgânicas podem ser cultivadas em varandas, sacadas e áreas de serviço bem iluminadas”, destaca João Tessarioli Neto, renomado especialista na área de horticultura e professor do Curso CPT a Distância e Online Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Na verdade, ao contrário do que muitos imaginam, ambientes com pouco espaço permitem a implantação da horta em miniatura, pois as plantas podem ser cultivadas em vasos, caixas, latas, garrafas pet e canecas. Salsinha, cebolinha, coentro, rúcula, tomilho, orégano, manjericão, hortelã, tudo pode ser cultivado, em casa, sem tirar o charme do ambiente. Pelo contrário, a mini horta pode complementar a decoração.

Entretanto, a área deve receber boa luminosidade (cerca de 4 horas diárias de pleno sol). Além disso, cuidados com as regas e demais tratos culturais, próprios de cada planta, devem ser seguidos, à risca, para que sua pequena horta produza com qualidade e vigor.

Cultivo em vasos


Os vasos são ideais para implantação de hortas verticais, pois permitem a fácil instalação em paredes, prateleiras, minibancadas, estantes e pequenas escadas de madeira. Uma sugestão para decorar os vasinhos é pintá-los com tinta lousa, que permite a escrita com giz. Dessa forma, você une beleza à praticidade, pois ao inserir o nome das plantas nos vasos, torna-se mais fácil identificá-las. Sem falar da graciosidade dos vasinhos coloridos.

Cultivo em caixas


Caixas de hortaliças servem de suporte para as mini hortas (o mesmo vale para os pallets de madeira). Além de funcionais, são baratos e podem ser instalados vertical ou horizontalmente. Como apresentam tamanho maior, o ambiente de implantação não pode ser muito pequeno. Por outro lado, eles permitem o cultivo de hortaliças, como alface, acelga, mostarda, couve, rúcula, agrião, entre outras.

Cultivo em garrafas pet


Uma tendência que tomou conta dos brasileiros, em especial os que seguem os princípios de sustentabilidade, é aproveitar garrafas pet para fazer hortas suspensas. Na internet, há ótimas sugestões de com o instalar as garrafas. O passo a passo é super fácil e o resultado final é surpreendente. Após pendurar os utensílios na parede, as mais variadas ervas medicinais, aromáticas e condimentares, além de hortaliças, podem ser cultivadas em espaço limitado.

Cultivo em latas


Outra forma ambientalmente correta de reciclar materiais é usar latas para cultivar plantas. Para decorá-las, basta usar decotape (fita adesiva decorativa) ou papel contact estampado. Lembre-se de fazer furinhos, na parte de baixo da lata, para escoar a água das regas. Em seguida, é só plantar hortaliças e ervas até que cresçam o suficiente para serem colhidas. Você pode acomodar as latinhas no chão, em prateleiras, escadas ou balcões.

Cultivo em canecas


Uma das vantagens das canecas é que elas não precisam de decoração. No mercado, há cores, decorações e modelos de canecas divinos. Se sua cozinha tem um balcão próximo à janela, coloque as canecas com plantas aromáticas e condimentares nele. Entretanto, o local deve receber luz solar para que as plantinhas se desenvolvam bem. Mas cuidado com as regas, já que as canecas não apresentam furinhos em baixo.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Horticultura.

Leia o artigo "Horticultura - você sabe o que são pancs?"

Fonte: followthecolours.com.br

Andréa Oliveira 27-06-2019 Horticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.