Dicas simples para plantar taioba

A taioba é uma planta alimentícia não convencional (panc), muito comum em locais com temperaturas elevadas

Dicas simples para plantar taioba

Originária da América Central e parte da América do Sul, a taioba (Xanthosoma sagittifolium) também é conhecida como yautia, macabo, malangá, mangará-mirim ou orelha-de-elefante (fins ornamentais). Trata-se de uma planta alimentícia não convencional (panc), muito comum em Minas Gerais. Suas folhas são bem macias (quando cozidas) e com sabor suave, ricas em vitamina A e amido.

Existem espécies de taioba não comestíveis, com elevadas taxas de ácido oxálico, altamente tóxico, que causa alergias, algumas delas tão fortes que resultam em edema de glote (inchaço e fechamento da garganta). Até mesmo as taiobas comestíveis apresentam esse ácido, cuja ação é anulada com a cocção da hortaliça.

Plantio por rizomas


“O plantio de taioba ocorre por rizomas de plantas já desenvolvidas, vigorosas, sem doenças nem pragas. Caso contrário, as taiobas não vingam e a horta é contaminada. Portanto, todo cuidado é pouco no momento de adquirir os rizomas”, afirma João Tessarioli Neto, professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Temperaturas acima de 25°C


A taioba se desenvolve bem, em regiões com temperaturas altas, geralmente, acima de 25°C. Locais com temperaturas abaixo de 15°C e com ocorrência de geadas não são propícios ao cultivo de taioba. O frio excessivo leva a hortaliça ao estado de dormência, o que compromete o seu desenvolvimento normal.

Solos com pH entre 5,8 e 6,5


Para plantar taioba, o solo deve ser bem drenado e apresentar alta fertilidade. Além disso, o pH deve se manter entre 5,8 e 6,5, o que pode ser corrigido com calagem. A época de plantio de taioba depende da região. No Sudeste, estende-se de setembro a novembro; no Centro-Oeste, de setembro a fevereiro; e no Nordeste, ao longo do ano.

Espaçamento de 80 por 40 centímetros


Nos canteiros, os rizomas de taioba devem ser plantados com espaçamento de 80 por 40 centímetros. Geralmente, o plantio é realizado, em linhas duplas, com 50 centímetros (entre linhas) e 80 centímetros (entre ruas). Para plantar taioba em vasos, eles devem apresentar 30 centímetros de diâmetro por 25 centímetros de altura (no mínimo).

Broca-dos-rizomas e plantas daninhas


Devem ser realizadas capinas frequentes para controle de plantas daninhas. Além disso, é importante inspecionar a ocorrência da broca-dos-rizomas, comuns em plantios de taioba. Para conservar o solo úmido, pode ser distribuída palha no canteiro. Para verificar a umidade do solo, basta penetrar o solo com um palito.

Colheita 70 dias após o plantio


A colheita da taioba tem início 70 dias após o plantio. Normalmente, isso ocorre quando as folhas se abrem completamente. No processo, as folhas são colhidas, manualmente, com o auxílio de uma faca. As folhas velhas devem ser descartadas, devido ao alto teor de oxalato de cálcio, que as torna impróprias para consumo.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Produção de Tomate para Indústria

Projeto de Irrigação Localizada

Fonte: Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-08-2020 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.