Horticultura - você sabe o que são pancs?

Horticultura - você sabe o que são pancs? As plantas alimentícias não convencionais apresentam grande potencial, com abrangência sócio-econômico-ambiental.

As plantas alimentícias não convencionais apresentam grande potencial, com abrangência sócio-econômico-ambiental

Horticultura - você sabe o que são pancs?

Pancs são plantas alimentícias não convencionais, que se desenvolvem naturalmente. Na maioria das vezes, elas são classificadas, de forma equivocada, como ervas daninhas. O que muitos não sabem é que são plantas altamente nutritivas e benéficas à saúde. Podem ser consumidos não somente as folhas e os frutos como também as flores, as sementes e os rizomas - depende da planta. Dentre elas, podemos citar lobrobô, serralha, chaya, jurubeba, almeirão-roxo, caruru e sálvia peixinho.

Como apresentam rusticidade, crescem em qualquer lugar. Isso porque se adaptam facilmente ao clima e a vários tipos de solo, além de serem pouco exigentes em água. Por tais motivos, são de fácil manejo e cultivo. Por todas essas vantagens, Daniela Messias, Layane Carvalho, Mayara Jacob e Bruna de Oliveira fizeram o projeto Refazenda para incentivar o combate à pobreza, assim como a manutenção da segurança alimentar e nutricional.

De acordo com Layane Carvalho, uma das fomentadoras do projeto, essas plantas apresentam grande potencial, com abrangência sócio-econômico-ambiental. O objetivo é resgatar as práticas rurais e trazê-las para o meio urbano. Já Bruna de Oliveira, nutricionista da equipe, afirma ser esta a oportunidade de apresentar às pessoas a biodiversidade nacional para que elas passem a se alimentar de forma saudável e com baixos custos.

O projeto Refazenda surgiu quando as quatro começaram a recuperar o solo de uma terra abandonada (Brasília-DF). Além da produção de mudas de pancs, elas participam de uma feira quinzenal onde comercializam as mudas e os produtos elaborados a partir das plantas alimentícias não convencionais. Toda a produção ocorre sem aditivos químicos. O cultivo é embasado na agricultura natural.

"A agricultura natural é definida como um sistema de exploração agrícola, que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas e tira o máximo proveito da ecologia e dos recursos naturais locais, em obediência às leis da natureza, para preservar o ecossistema, em busca da harmonia e da prosperidade dos seres humanos e de todos os tipos de vida", afirmam Kunio Nagai, Newton S. Miyasaka e Shiro Miyasaka, professores do Curso a Distância CPT Agricultura Natural, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Pasta à base de biomassa de banana-verde com ervas não convencionais, rapadura com capim-limão, pudim de inhame com coco, requeijão de inhame com tempero de capuchinha e coração da bananeira refogado estão entre os produtos feitos com pancs. Sem falar dos pães e bolos elaborados com as plantas não convencionais. Além disso, as pancs podem ser utilizadas in natura, pois apresentam propriedades medicinais.

Fonte: Canal Rural.

 

Andréa Oliveira 20-06-2017 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.