O sucesso da produção de hortaliças depende diretamente da colheita

O agricultor que investe no cultivo de hortaliças deve ter em mente que o ponto correto da colheita é de extrema importância para o consumo destas, com suas melhores características de sabor, aparência e qualidade

Com pouco espaço, é possível produzir hortaliças em variedade e quantidade suficientes para toda família e, também, vender o excedente

  hortaliças

O agricultor que investe no cultivo de hortaliças deve ter em mente que o ponto correto da colheita é de extrema importância para o consumo destas, com suas melhores características de sabor, aparência e qualidade. A obtenção do ponto de colheita pode ser feita pela idade da planta, desenvolvimento das folhas, hastes, frutos, raízes ou de outras partes que serão consumidas.

De modo geral, as hortaliças de folha e de hastes são colhidas quando tenras; as de flores, quando os botões estiverem fechados; as de frutos imaturos, quando as sementes não estiverem completamente formadas; as de fruto maduro, quando atingirem o ponto de maturação e as de raízes e bulbos, quando estiverem completamente desenvolvidas.

Pelo fato de cada espécie de hortaliça ter a sua época ideal de colhimento, quando este é feito antes do complexo de desenvolvimento, pode acontecer da hortaliça se apresentar tenra, mas sem o sabor desejado. Quando acontece de ser colhida tardiamente, esta se torna fibrosa, com sabor alterado, florescida ou com rachaduras. O que não é bom para o agricultor que faz o cultivo voltado para a comercialização de hortaliças para mercados e afins.

Nesse sentido, o horário também é fator preponderante para o sucesso da plantação, sendo recomendado ao agricultor que se faça a colheita, pela manhã ou ao final da tarde, a fim de evitar o calor excessivo do sol, pois este pode causar a perda da umidade e aumentar a perecibilidade das hortaliças.

Após o momento de colhimento, as hortaliças ainda continuam vivas,  suas transformações químicas naturais continuam acontecendo. Sendo assim, o período de sua conservação irá depender dos cuidados na condução da horta, da colheita e da pós-colheita. Como cada hortaliça tem seu tempo para ser colhida, daremos algumas dicas importantes.

Hortaliças de folhas: alfaces, rúculas e outras podem fornecer várias colheitas, caso o agricultor opte pelo colhimento somente das folhas externas.

Hortaliças de folhas mais amargas: rúculas e radites, quando crescem demais, tendem a ficar com o sabor amargo, por isso, caso o interesse não seja por esse sabor, deve-se começar a colher antes que fiquem grandes demais.

Cebolinhas, folhas de cebola e alho: a colheita dessas hortaliças deve ser feita com tesoura, deixando sempre uns 3 cm para o rebrote.

Tomates: como os tomates produzem flores e frutos, por longo período de tempo, a colheita deve começar pelos frutos mais maduros.

Para obter mais informações, consulte o curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor João Tessarioli Neto, que orienta entre outras coisas a respeito das hortaliças, implantação da horta, tratos culturais, pragas e doenças. Leia também nosso outro artigo Veja algumas dicas para a implantação de uma horta.

Portal Agropecuário 01-10-2012 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.