Ótimas dicas para plantar tomate

Ótimas dicas para plantar tomate. Originário da região dos Andes - mais especificamente do México, o tomateiro disseminou-se pelo mundo a partir do século XIX.

Originário da região dos Andes - mais especificamente do México, o tomateiro disseminou-se pelo mundo a partir do século XIX

Ótimas dicas para plantar tomate

O tomate é o fruto do tomateiro (Lycopersicon esculentum) com polpa suculenta plena de sementes. "Devido ao fato de o tomateiro ter grande adaptabilidade climática, é possível plantá-lo em regiões com climas tropical, subtropical e temperado. No Brasil, os principais estados produtores de tomate são: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará", afirma Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, professor do Curso a Distância CPT Produção de Tomate para Indústria, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

O tomateiro é originário da região dos Andes - mais especificamente do México

O tomate maduro possui cor vermelha devido à presença de licopeno. Mas existem variedades com cor alaranjada - graças a uma substância chamada betacaroteno. Originário da região dos Andes - mais especificamente do México, o tomateiro disseminou-se pelo mundo a partir do século XIX. Atualmente, o fruto é o carro-chefe de inúmeras receitas da gastronomia mundial - tanto em pratos quentes, como em pratos frios, sucos e geleias.

Regiões com temperaturas entre 15 e 24 °C são ideais para o cultivo do tomateiro

Se a região possuir clima ameno, o agricultor pode plantar tomate durante todo o ano. Nas regiões com altas temperaturas, ele deve ser plantado de março a maio. Já em locais com temperaturas baixas, o cultivo deve ser feito de agosto e janeiro. Regiões com temperaturas entre 15 e 19 °C (noite) e 19 a 24 °C (dia) são ideais para o cultivo do tomateiro. É importante ressaltar que locais muito frios ou muito quentes prejudicam o pleno desenvolvimento e a produtividade do tomateiro.

A propagação do tomateiro pode ser feita com mudas produzidas em bandejas de isopor

A propagação do tomate pode ser feita com mudas produzidas em bandejas de isopor. Basta plantar as sementes (de boa procedência) nas células da bandeja preenchidas com substrato - este pode ser de origem comercial. Nessa fase, as sementes devem ser regadas todos os dias, mas sem excesso. Quando as mudas apresentarem entre quatro e cinco folhas, ou entre sete a dez centímetros de altura, elas podem ser transplantadas em local definitivo.

O tomate pode ser colhido após 90 a 100 dias do início do transplante

Quando o tomateiro tornar-se uma planta adulta,  deve ser irrigado a cada dois ou três dias. Após 90 a 100 dias do início do transplante, a colheita dos tomates pode ser realizada. Inclusive, o fruto pode ser colhido ainda verde, pois continua amadurecendo fora da planta.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 05-09-2016 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.