Passo a passo para plantar salsinha

Passo a passo para plantar salsinha. Das crespas às lisas, as salsinhas são uma excelente opção para o cultivo em apartamentos, inclusive em caixinhas de ovos.

A salsinha é uma erva aromática de simples e fácil cultivo; basta submetê-la a condições favoráveis de clima, luminosidade e irrigação 

Passo a passo para plantar salsinha

Erva aromática utilizada na culinária mundial, a salsa ou salsinha (Petroselinum sativum) tem origem europeia. Das crespas às lisas, as salsinhas são uma excelente opção para o cultivo em apartamentos, inclusive o feito em caixinhas de ovos. Além de reciclar as embalagens, estas são ideais para que as sementes de salsa se desenvolvam bem nos primeiros estágios. Posteriormente, as mudas devem ser transplantadas para locais maiores, como pequenos caixotes ou jardineiras.

O fato é que a salsa é uma erva de simples e fácil cultivo. Basta submetê-la a condições favoráveis de clima (ameno), luminosidade (boa incidência de raios solares) e irrigação (regas moderadas). Preferencialmente, o solo deve conter muita matéria orgânica, mas deve ser areno-argiloso. Isso permite sua boa drenagem, para que as raízes da salsinha não apodreçam, mas a terra permaneça úmida.

Siga o passo a passo para plantar salsinha:

Passo 1: Escolha dos materiais

->Sementes de salsinha;
->Terra e areia;
->Húmus de boa qualidade;
->Bandeja para ovos.

Passo 2: Preparo da terra

Misture a terra com húmus e um pouco de areia para obter uma textura areno-argilosa. Disponha esse preparo na embalagem de ovos até cobri-la por completo. Em hipótese alguma compacte a terra, deixe-a revolvida para receber as sementes.

Passo 3: Plantio das sementes

Antes de plantar as sementes de salsinha, deixe-as de molho por 24 horas. No dia do plantio, deixe-as secar por cerca de 1 hora. Fure cada espaço reservado para as sementes (1,0 cm) e coloque de duas a três em cada buraquinho. Cubra com o restante da terra, mas sem apertar. Deixe a terra solta para não abafar as sementes.

Passo 4: Rega das sementes

Regue levemente as sementes recém-plantadas com borrifador, para que a força da água não prejudique a germinação. Assim que germinarem, transfira as mudas de salsinha para recipientes maiores, como jardineiras ou caixotes.

Importante!

Lembre-se de que a germinação da salsinha é lenta, portanto tenha paciência. As regas não devem encharcar a terra, mas somente umedecê-la. Deixe-a sempre de 3 a 4 horas no sol e evite expô-la a geadas.

Seguindo os passos acima, sua horta caseira aromática ficará viçosa e bonita!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.


Andréa Oliveira 22-03-2016 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.