Principais tratos culturais para a horta caseira

Conheça os cuidados necessários durante o desenvolvimento das hortaliças

A capina, um dos tratos culturais, consiste na retirada do mato, que é um concorrente direto das hortaliças na busca por água, nutrientes e luz. Eles devem ser retirados o mais rápido possível, pois é muito mais fácil capiná-los quando começam a nascer do que quando já estão grandes.

A limpeza da terra pode ser feita manualmente ou com o auxílio de ferramentas, como o sacho. Ao mesmo tempo em que se faz a capina é interessante colocar terra nos pés de cenoura e tomate, por exemplo.

A irrigação, que consiste no fornecimento de água, é essencial ao desenvolvimento das plantas. Mas, tudo deve ser dosado, pois, o solo não pode ficar encharcado para não afetar as raízes, que necessitam de oxigênio. O que vai contar, nesse caso, é a observação pessoal do produtor para determinar com qual frequência deve molhar o canteiro.

A cobertura morta é um bom recurso para o produtor rural que deseja fazer economia de água. Ela pode ser feita com palha de arroz, capim, serragem, bagaço de cana, folhas ou qualquer planta ou mesmo parte de plantas picadas em pequenos pedaços.

Ela auxilia na economia de água porque diminui a evaporação de água do solo, o que acaba diminuindo a necessidade de regar várias vezes. Além disso, ela abafa o mato, dispensando as capinas, esterca o terreno e permite a colheita de hortaliças mais limpas.

Já a raleação ou o desbaste é um trato cultural que necessita ser feito para tirar o excesso de plantas nascidas, quando se faz o semeio direto, geralmente realizado em alta densidade para evitar problemas de germinação. É uma tarefa a ser executada nos plantios em sulcos, como a cenoura, o rabanete, e em covas, como a abóbora, o melão, entre outros.

O estaqueamento é um trato que deve ser feito em algumas espécies que necessitam de suporte,  evitando assim o crescimento em contato com a terra ou desbrotas para impedir o excesso de crescimento vegetativo. A desbrota, por sua vez, precisa ser feita em algumas hortaliças e tem por finalidade diminuir o crescimento vegetal delas. Essa técnica favorece a ventilação da planta, minimizando o efeito de doenças e favorecendo a frutificação.

Por fim, a rotação de culturas tem por objetivo básico a minimização do ataque de pragas e doenças às culturas e também o aproveitamento residual da adubação. A rotação é feita substituindo as culturas de uma safra para outra, em um terreno específico, não plantando hortaliças da mesma família uma após a outra.

Para o produtor que deseja conhecer um pouco mais a respeito de hortas caseiras, temos um artigo que trata a respeito desse assunto e o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, para aqueles que querem se aprofundar.

Beatriz Lazia 14-12-2011 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.