Veja algumas dicas para a implantação de uma horta

Não há necessidade de um espaço muito grande para hortas destinadas ao consumo da família

 

O primeiro passo para a implantação de uma horta deve ser observar o espaço que vai ser destinado para tal. Caso você nunca tenha produzido uma horta antes, é interessante visitar outras hortas antes de implantar a sua. Observar o tipo de solo também é importante, pois você deve conhecer as variedades locais, selvagens e cultivadas.

Caso a horta seja destinada apenas à alimentação da família, não é necessário um espaço muito grande, pelo menos no início. Ela pode ser instalada no quintal, em algum lugar que bata sol pelo menos em algum período do dia. É interessante que haja um espaço disponível para a construção de canteiros.

Antes de por em prática a velha expressão "mãos à obra", deve-se definir um projeto que vise quais serão as áreas destinadas aos canteiros, compostos, onde serão os caminhos entre os canteiros, o local para guardar as ferramentos, entre outros. Neste ponto, também é interessante, caso você não domine esta prática, consultar um engenheiro agrônomo sobre quais são as melhores espécies para o solo onde será implantada a horta, além de quais plantas devem ser cultivadas juntas.

Em seguida, passa-se à escolha das variedades. Nesse sentido, deve-se dar preferência às variedades tradicionais de cada região, que se adaptam mais facilmente ao solo e ao clima. Se a escolha for feita com critérios, os retornos serão mais eficazes, pois as variedades tradicionais são mais resistentes e por isso demandam menos gastos com fertilizantes e pesticidas.

Caso você tenha dificuldades para encontrar as sementes das espécies tradicionais, estas podem ser adquiridas em bancos de sementes, institutos de pesquisas, além de agricultores que já podem fazer o cultivo e fornecer-lhe as sementes. A partir daí, você irá começar a produzir suas próprias sementes de forma autônoma.

Um passo muito importante para iniciar o cultivo de uma horta é a escolha dos materiais de trabalho. Quem quer iniciar uma horta deve fazer uma lista contendo as ferramentas essenciais para o trabalho. Neste sentido, você pode usar os equipamentos que já possui e adquirir aqueles que sejam indispensáveis e estejam em falta.

Para a implantação da horta, utilize métodos sustentáveis, pois um sistema integrado de culturas pode se mostrar eficiente caso sejam utilizadas substâncias naturais para a melhoria da fertilidade do solo e no combate a insetos nocivos e doenças. Neste sentido, a rotação de culturas e os cultivos consorciados também são uma boa forma de sistemas sustentáveis.

Agora sim: "mãos à obra"! Depois de seguidos esses passos, você estará pronto para iniciar sua plantação e depois é só deliciar-se com o retorno que terá.

Se quiser saber mais sobre como fazer a implantação de sua horta, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo. O professor e coordenador do curso João Tessarioli Neto orienta, entre outras coisas, sobre os tratos culturais, as pragas e doenças que podem afetar a horta e a colheita.  Confira o vídeo abaixo!

Beatriz Lazia 02-05-2012 Horticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.