Aplicação de defensivos agrícolas por meio da irrigação

Um bom manejo de irrigação refere-se a um conjunto de decisões técnicas

A aplicação de produtos químicos, via água de irrigação, vem sendo cada vez mais utilizada, contribuindo para o alcance de maior eficiência

  irrigação

Um bom manejo de irrigação refere-se a um conjunto de decisões técnicas, envolvendo as características da cultura, do clima, da água, do solo e do sistema de irrigação. É por meio do manejo adequado da água de irrigação que o agricultor poderá alcançar níveis de produtividade elevados, economizando água e energia, além de contribuir para a preservação do ambiente.

Sendo assim, para conduzir uma irrigação de maneira eficiente, não basta apenas aplicar água no solo. É necessário, antes de tudo, conhecer alguns parâmetros do solo, que irão permitir a quantificação de água que deverá ser aplicada, no momento certo e na intensidade correta.

A irrigação possibilita a obtenção de produtividades elevadas, desde que associada aos demais fatores envolvidos no processo de produção agrícola. Essa técnica requer investimentos na aquisição de equipamentos e, para assegurar produtividades satisfatórias, há a necessidade do uso de outras técnicas, tais como a aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes, entre outros, estes contribuem para aumentar o investimento em agricultura irrigada.

No entanto, o uso de produtos químicos na agricultura requer cuidados especiais, principalmente no caso de aplicação de defensivos, a fim de evitar danos à saúde humana e ao ambiente. Por essas razões, os agricultores que fazem uso dessas técnicas devem ter informação suficiente que os conduzam a fazer a aplicação adequada de produtos químicos para que sejam obedecidas as recomendações técnicas dos fabricantes e respeitadas as normas de segurança indicadas para cada produto.

Nesse sentido, algumas medidas de segurança devem ser tomadas, como é o caso da escolha de um produto eficaz, que tenha comprovação de ser eficiente, quando aplicado via água de irrigação, e que apresente baixo poder de agressão à natureza. Outra medida importante é a segurança do operador, esta de fundamental importância para qualquer tipo de aplicação de defensivos.

No que se refere ao método de injeção do produto químico no sistema de irrigação, o mais utilizado é o de pressão negativa ao lado da sucção da bomba. Esse método oferece boa eficiência, principalmente, na aplicação de fertilizantes. Mas, mesmo assim, ainda oferece um alto risco de contaminação da fonte de água. Sendo assim, é preciso estar atento à detecção de falhas no sistema.

Quanto à segurança, existem ainda equipamentos próprios para serem instalados nas linhas de irrigação e outros para a linha de injeção. Convém lembrar que a segurança só fica bem mantida, se os equipamentos forem instalados corretamente e nas duas linhas. Pois, caso haja a instalação apenas na linha de injeção, isso não dispensa a instalação na linha de irrigação e vice-versa.

É bom lembrar que a segurança do sistema está intimamente ligada ao desempenho desses equipamentos. Os agricultores devem utilizar equipamentos que sejam eficazes, seguros e de fácil operação e manutenção. Um dos requisitos indispensáveis desses equipamentos é que seus componentes, que manterão ou permanecerão em contato com a mistura química (mangueiras, acessórios, juntas, tampões, entre outros), sejam resistentes a qualquer tipo de formulação, até mesmo aos solventes e emulsificantes.

Para maiores informações, consulte o curso Aplicação de Fertilizantes e Defensivos Via Irrigação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito de métodos de irrigação, principais produtos e suas características, equipamentos de injeção, medidas de segurança, entre outros. Leia também nosso outro artigo A importância da irrigação para a produtividade.

Beatriz Lazia 29-10-2012 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.