Como construir uma barragem de terra

A construção de barragem de terra em uma propriedade rural deve ser feita, seguindo critérios técnicos

barragem de terra

A água é um recurso natural de grande importância para o Homem, pois a sua utilização é indispensável em qualquer atividade. Apesar de sua abundância na Terra, ao longo dos anos, ela vem sofrendo agressões intensas e, em consequência, a disponibilidade de água potável vem diminuindo cada vez mais. É fácil perceber que a redução na quantidade e na qualidade da água poderá se tornar um problema muito sério para a humanidade.

Sendo assim, em qualquer situação, a água deverá ser utilizada, de forma racional, isto é, de maneira não abusiva e sempre evitando a contaminação dos mananciais. Tendo em vista que a maioria das bacias de cabeceira, onde nascem os rios, encontram-se em propriedades rurais, a preservação da qualidade da água deve ter início pelo meio rural.

Dependendo da atividade que o produtor rural deseja praticar, para que ela seja conduzida de forma eficiente, torna-se necessário construir uma barragem na propriedade. Mas, para isso, é preciso haver uma autorização dos órgãos competentes com base em comprovação de que a obra será de interesse público ou que favorecerá o desenvolvimento social da região.

É preciso, também, haver comprovações de que a construção da barragem será conduzida, seguindo critérios técnicos adequados, que resultarão em uma barragem eficiente, segura, sem riscos de arrombamentos e dentro das normas de preservação do meio ambiente.

Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido, geralmente, transversal ao fluxo de um curso d'água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Este reservatório terá a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso d'água. Quando apenas as águas das chuvas (águas pluviais) são acumuladas no reservatório, ele recebe o nome de açude; no caso dos reservatórios que têm regime normal de abastecimento (córregos, riachos ou rios) são denominados de represas.

Quanto à construção da barragem de terra, ela poder ser feita, visando atender a diversas situações, como é o caso de:

- permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; - armazenar água para ser utilizada em irrigações; - elevar o nível de um curso d'água para possibilitar o abastecimento por gravidade a sistemas de irrigação, pisciculturas, criatórios de animais (bovinos, equídeos, aves), entre outros; - possibilitar a instalação de rodas d'água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanques-rede, entre outros.

Vale lembrar que, apesar de ser bastante fácil construir uma barragem de terra, para que ela seja feita com segurança e seja eficiente, torna-se necessário entender os elementos que a constituem, saber avaliar se um determinado local é adequado para a construção da barragem e dominar as técnicas construtivas.

Para auxiliar os proprietários rurais que desejam construir as barragens, daremos algumas dicas:

Melhor período para inciar a construção da barragem: o período ideal para construir uma barragem de terra é no início do período seco e não do chuvoso, pois, quando o período das chuvas chegar, a barragem já deverá estar bem consolidada. Também, no período seco, o solo utilizado na construção do maciço estará mais úmido, o que permite obter uma melhor compactação deste.

Limpeza do local: o processo de construção da barragem deverá ser iniciado com a limpeza do local, incluindo a parte onde a água ficará represada. Essa limpeza, geralmente, é feita com ferramentas manuais (enxadas e foices). Todo o material cortado deverá ser retirado da área a ser inundada.

Abertura da vala para a construção do núcleo impermeável: a vala para a construção do núcleo impermeável deverá ser feita, utilizando-se retroescavadora.

Construção do núcleo impermeável: a construção do núcleo impermeável é feita, despejando-se a terra em uma das cabeceiras e com um trator equipado com lâmina na frente; essa terra vai sendo empurrada para dentro da vala.

Para maiores informações, consulte o curso Construção de Pequenas Barragens de Terra, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação de José Dermeval Saraiva Lopes. Ele orienta a respeito dos elementos da barragem, tipos de barragens de terra, projeto da barragem, entre outros. Leia também nosso outro artigo Aplicação de defensivos agrícolas por meio da irrigação.

Beatriz Lazia 30-11-2012 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Geraldo Magela Costa

06-02-2019

Estou necessitando construir uma barragem num pequeno córrego em minha propriedade para armazenar água para o gado.

Resposta do Portal Agropecuário

06-02-2019

Olá Geraldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto