Irrigação: manejo adequado para o sucesso no empreendimento

A irrigação é uma tecnologia que aumenta a produção agrícola com economia de água

 A irrigação é uma tecnologia que aumenta a produção agrícola com economia de água.

Irrigação: manejo adequado para o sucesso no empreendimento

A irrigação é o melhor meio de se aplicar água nas plantações cultivadas pelo homem, economizando um recurso escasso, que é a água doce, e aumentando a produção. Nos plantios, não deve faltar água nem deve haver o seu excesso. Existem vários tipos de irrigação para esse fim, como: por superfície em sulcos, aspersão, pivô central, gotejamento e outras. Todos os tipos têm a aplicação de determinadas tecnologias e equipamentos, demonstrando maior ou menor eficiência.

 A irrigação garante:

Produção agrícola -  não vai faltar água;

Produção na entressafra -  não sendo cultivada por falta de chuva;

Diminuição de riscos - não perde o investimento em insumos e mão de obra;

Aplicação de nutrientes e defensivos - por meio da irrigação por gotejamento.

Irrigação no Brasil

O Brasil possui cerca de 4,8%  da área cultivada sendo irrigada, responsável por cerca de 16%  da produção nacional. Entretanto, nosso potencial é para irrigar 30 milhões de hectares. Para isso, precisamos  fazer o investimento inicial em projetos, compra de equipamentos e assistência técnica especializada na área.

A água

A água é o principal recurso utilizado para a vida no planeta. A agricultura depende fundamentalmente desse recurso para gerar uma produção lucrativa. No entanto, no mundo, 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% da água é doce, sendo que apenas 0,3% são rios, reservatórios e lagos. Daí a importância do uso racional da água doce para a produção agrícola.

Sendo assim, o manejo da água doce deve levar em consideração fatores regionais, como as populações que vivem próximas a ela, bem como a quantidade e a qualidade dos mananciais disponíveis. No uso da água para irrigação, deve-se ter em mente o aumento da produção, por meio do uso racional da água, além da economia de mão de obra e investimentos.

O manejo

A irrigação bem manejada deve garantir a umidade do solo, levando em consideração fatores como a fitossanidade das culturas e a manutenção das características físicas, químicas e biológicas dos solos.

O manejo bem feito depende de alguns fatores:

-Projeto correto do profissional técnico;

-Disponibilidade de água e mão de obra;

-Tipo de sistema de irrigação escolhido e seu grau de automação;

-Possível reúso da água, em caso de irrigação por superfície.

Para se tomar as decisões corretas quanto ao manejo, deve-se saber quando irrigar, a quantidade de água aplicada por irrigação e se a irrigação está sendo uniforme. Com isso, deve-se mensurar sua eficiência e avaliar se está trazendo os benefícios esperados pela sua aplicação.

Cada tipo de planta requer quantidade e época de aplicação da irrigação de acordo com suas necessidades para a produção máxima. Devem ser levados em consideração cada necessidade das espécies cultivadas que serão plantadas para que se determine a melhor forma de aplicar a irrigação, bem como a frequência (turno de rega).

Os fatores a serem considerados no manejo dos sistemas de irrigação são:

-Tipos de solos;

-Clima da região;

-Manejo da espécie cultivada.

Não se deve usar como parâmetro aavaliação visual da cultura para a aplicação da irrigação. Existem parâmetros que são usados de mensuração, a nível de campo, que levam a cálculos precisos de quanta água deve ser aplicada. Há manejos feitos com equipamentos e técnicas específicas conforme os fatores já citados:  pela avaliação das plantas (temperatura foliar, diâmetro do caule, entre outros), utilizando radiômetro de micro-ondas,  medidores de dissipação térmica e outros.

Da mesma forma, deve ser feita a avaliação do clima da região (evapotranspiração da cultura e de referência), utilizando tanque classe A, termômetros de máxima e mínima, lisímetros e outros. E, também pode ser feita a avaliação dos solos para o manejo da irrigação (disponibilidade hídrica no solo) utilizando sondas de nêutrons ou de raios gama, entre outros.

Os meios mais populares de se fazer o manejo da irrigação são via clima e via solos.

É de fundamental importância a realização da irrigação para o aumento da produção em diferentes épocas do ano. Cada dia se faz necessário aumentar a produtividade das áreas já cultivadas, evitando a abertura e o desmatamento de novas regiões. A irrigação vem como uma das soluções para esse problema, para isso, deve-se fazer um projeto bem planejado para uma irrigação eficiente, dentro dos parâmetros de economia dos recursos hídricos de água doce.

 Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Irrigação, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar.  

Andréa Rocha 13-08-2013 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.