Produtividade da cebola aumenta com irrigação por gotejamento

Com a irrigação por gotejamento, o agricultor passou a ver grandes melhorias em seu cultivo de cebolas. Elas passaram a desenvolver bulbos mais uniformes e de excelente qualidade.

Com a irrigação por gotejamento, a produtividade da cebola aumenta em mais de 30%

Produtividade da cebola aumenta com irrigação por gotejamento

"A irrigação é uma técnica capaz de proporcionar o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas, sem falar da redução dos riscos de perdas da produção, ocasionados por períodos de estiagem. Mas, para isso, ela deve ser conduzida de maneira eficiente", afirmam Márcio Mota Ramos e Rubens Alves de Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar em Livro+DVD e Online.

Em Pernambuco, o produtor de cebolas Gilmar Freire adotou o sistema de irrigação por gotejamento, pois havia muito desperdício de água em sua propriedade. Ao oferecer às plantas recurso hídrico além do necessário, seus gastos com a produção aumentavam e a produtividade da cebola era prejudicada. Isso porque a cebola precisa ser irrigada na proporção adequada, já que é composta por mais de 90% de água.

O controle automatizado da irrigação garante o fluxo de água na quantidade exata para que a cebola cresça com vigor. É importante ressaltar que nem o excesso nem a escassez de água são propícios para a cebola. Mesmo porque, a cultura é sensível ao déficit hídrico e ao encharcamento do terreno, o que aumenta a incidência de doenças e reduz a produtividade da lavoura.

Com a irrigação por gotejamento, o agricultor passou a ver grandes melhorias em seu cultivo de cebolas. Elas passaram a desenvolver bulbos mais uniformes e de excelente qualidade. Além disso, Freire viabilizou mais de um cultivo por ano, o que permitiu maior rentabilidade na produção. Como resultado, a produtividade da cebola aumentou mais de 30% para a felicidade do agricultor.

Além de reduzir o tempo de aplicação de água no cultivo de cebola, a adoção da irrigação por gotejamento reduz mão de obra. Segundo Freire, antes eram necessárias mais pessoas para realizar o mesmo trabalho, que passou a ser automatizado e feito com maior rapidez. Os resultados foram surpreendentes. De 45 sacas por hectare, foram colhidas 65 sacas de cebola (média anual).

Assim que instalou o sistema de irrigação, Freire conseguiu rápido retorno do investimento já no primeiro ano de implantação. Os custos iniciais são relativamente altos, mas são restituídos em curto período. Outra vantagem da irrigação por gotejamento é que o sistema não requer muita manutenção.

Fonte: Canal Rural.

Confira o artigo "Conheça mais sobre os principais sistemas de irrigação" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Andréa Oliveira 23-08-2017 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.