Para o plantio de macadâmia, há duas opções: a Macadamia integrifolia e a Macadamia tetraphylla. A primeira apresenta frutos lisos e flores na cor branca; já a segunda, frutos rugosos e flores nas cores vermelha e rosa. Planta típica de clima subtropical, a macadâmia produz nozes para consumo “in natura”, além da utilização como ingrediente em receitas de bolos, tortas e biscoitos.
Produção de mudas
Normalmente, as mudas de macadâmia são originadas de sementes saudáveis e vigorosas. Com isso, em 40 dias, já ocorre a germinação. Assim que as mudas alcançam tamanho apropriado, elas são utilizadas em enxertia conhecida como “garfagem” (fixação do ramo de uma planta no caule de outra).
Época de plantio e espaçamento
A melhor época de plantio das mudas de macadâmia (enxertadas) tem início com as primeiras chuvas. Elas devem ser plantadas, em local definitivo, com espaçamento de 8 x 8 metros de distância (mais comum) ou 8 x 4 metros de distância (maior densidade de plantas).
Solo, temperatura e índice pluviométrico
O solo ideal deve apresentar alta fertilidade, boa drenagem (para evitar encharcamentos) e pH em torno de 6,5. Recomenda-se que o terreno seja plano para permitir a colheita das nozes da macadâmia. Quanto à temperatura, a planta deve ser cultivada sob temperatura de aproximadamente 25°C. Já o índice pluviométrico deve ser de, pelo menos, 1250 milímetros anuais.
Adubação de cobertura, formação e produção
Deve-se proceder à adubação de cobertura, em torno das mudas, assim que começar a brotação da macadâmia. Devem ser aplicados, bimestralmente, 60 gramas de nitrogênio, parceladas em 15 gramas. Já na adubação de formação, por planta, devem ser aplicadas entre 20 e 60 gramas de N (nitrogênio), P2O5 (pentóxido de fósforo) e K2O (óxido de potássio).
A partir de oito anos de produção da macadâmia, realiza-se a adubação de produção (daí o nome). Nesse caso, são aplicadas duas toneladas/hectare de esterco de galinha curtido e 10 toneladas/hectare de esterco bovino curtido. Além de 50 a 100 quilos/hectare de nitrogênio; 20 a 80 quilos/hectare de pentóxido de fósforo; e 20 a 80 quilos/hectare de óxido de potássio.
Colheita das nozes
A primeira colheita da nogueira macadâmia acontece no quarto ano após o plantio. Geralmente, são produzidas entre 5 e 10 toneladas de nozes por hectare. Assim que são colhidas, as nozes macadâmia devem ser colocadas em recipientes de metal ou plástico. Depois, elas são armazenadas em local seco, limpo e livre da luz solar.
Confira o Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.
Leia o artigo "Cuidados indispensáveis para a produção de amendoim."
Fonte: esalq.usp.br
Por Andréa Oliveira.