Conheça o novo biscoito de farinha de feijão-caupi

Conheça o novo biscoito de farinha de feijão-caupi. Uma das principais vantagens do produto é não conter glúten, o que o torna acessível a pessoas celíacas e intolerantes à proteína.

Uma das principais vantagens do biscoito de farinha de feijão-caupi é não conter glúten, o que o torna acessível a pessoas celíacas

Conheça o novo biscoito de farinha de feijão-caupi

O mercado de alimentos funcionais ganhou mais um produto: o novo biscoito de farinha de feijão-caupi. Uma das principais vantagens do produto é não conter glúten, o que o torna acessível a pessoas celíacas e intolerantes à proteína. Além disso, a farinha desenvolvida pela Embrapa é preparada com uma variedade de feijão-caupi biofortificada com altas taxas de ferro, zinco e proteína.

Segundo Jorge Hashimoto, pesquisador e coordenador do estudo feito pela Embrapa, o biscoito de feijão-caupi apresenta valor nutricional elevado quando comparado às formulações tradicionais. Além de ferro e zinco, o produto apresenta o dobro de proteínas no que concerne a outros cereais empregados na indústria de biscoitos. Inúmeros são os benefícios desse alimento funcional, dentre eles, prevenção de diabetes, câncer do cólon e doenças coronarianas.

No Brasil, a cada ano, os alimentos funcionais ganham espaço no mercado, principalmente por parte dos consumidores com restrições alimentares, como os celíacos, ou pessoas que buscam uma dieta mais saudável. Atualmente, não apenas o sabor influencia na busca por produtos funcionais como também suas propriedades benéficas à saúde. E o mais surpreendente é que esta é uma tendência dos brasileiros.

O mercado mundial de produtos funcionais cresce aproximadamente 30% ao ano. No Brasil, o aumento ultrapassa 40%, graças ao trabalho de pesquisadores e à inovação na indústria de alimentos. De acordo com Adriana Soares, nutricionista e gastrônoma, o biscoito desenvolvido à base de farinha de feijão-caupi apresenta grande impacto social, pois contribui com o desenvolvimento de novas dietas, que garantem o bem-estar a pessoas com restrições alimentares, como os celíacos.

Com a chegada ao mercado de alimentos alternativos, como o biscoito de feijão-caupi biofortificado, a qualidade de vida dos celíacos tende a melhorar muito. A doença atinge cerca de dois milhões de pessoas no país. De acordo com Federação Nacional dos Portadores de Doença Celíaca no Brasil, todos os anos surgem 150 mil novos casos. A doença não tem cura e pode aparecer em qualquer fase da vida.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Brotos Comestíveis em Livro+DVD e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agroindústria.

Fonte: canalrural.uol.com.br

Andréa Oliveira 21-08-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.