Criação de avestruz é uma boa fonte de renda

Com um ano de idade, a ave já está pronta para o abate e tem capacidade de produzir cerca de 40 quilos de carne sem osso

 

O avestruz não tem habilidade para voar, apesar de ser uma ave. Sua força está contida nas pernas e é nas coxas que concentra-se grande parte da carne tenra da ave, produto de muita demanda no mercado e que vem dando impulso à criação nos últimos anos.

A textura e o sabor da carne dessa ave é semelhante ao sabor e a textura da carne bovina. No entanto, essa carne ainda apresenta menores teores de gordura e colesterol. Sendo que, com um ano de idade, a ave já está pronta para o abate e tem capacidade de produzir cerca de 40 quilos de carne sem osso. Além da carne, a ave também origina outros subprodutos.

As principais raças usadas na criação voltada para o abate são a black neck, red neck e blue neck. A primeira tem um pescoço longo, a segunda tem o pescoço vermelho e é considerada a raça mais agressiva para criação, a terceira é menos agressiva e menos territorialista. Todas as raças apresentam a mesma tonalidade de pena, o que irá diferenciá-las é o pescoço. Na hora da compra, o preço também não irá variar muito de raça para raça. Para criadores iniciantes, recomenda-se a primeira raça, já que as outras duas são muito agressivas e competitivas.

Para dar início à criação, precisa-se antes de mais nada de espaço para que as aves altas de pernas longas se movimentem. Para a criação, o ideal são fazendas ou sítios, jamais em áreas residenciais, pois além do espaço ser restrito, o convívio com humanos não é sadio para a natureza selvagem da ave. Para a alimentação, o ideal é que haja um único galpão para que elas possam se abrigar de chuva, sol, e onde possam se alimentar e tomar água.

O avestruz alimenta-se essencialmente de pasto, mas nada impede que o criador insira leguminosas e ração na alimentação fornecida, pois isso estimula o crescimento da ave. Deve-se cuidar da grama, para que ela seja sempre fresca e não corra o risco de transmitir doenças. A ração deve ser balanceada e trocada pelo menos a cada dois dias.

Como já foi dito, a criação da ave é extremamente lucrativa pois dela aproveita-se quase tudo. Pode-se aproveitar os ovos para alimentação do homem, o couro para confecção de roupas e acessórios, a plumagem que é muito usada para confecção de travesseiros, além da carne que pode chegar a 100 quilos por ave.

Quanto à reprodução, a partir de um casal de matriz, o criador pode obter cerca de 30 crias por ano. Isso quer dizer que o investimento inicial terá um retorno de mais de mil por cento quando levado em conta o preço do animal e o lucro  obtido do abate de cada ave. Mas, para isso, o criador deve respeitar o período reprodutivo da ave, além do ciclo de cria e a separação no período correto da mãe e o filhote, e isso pode durar até 2 meses.

A vida reprodutiva da ave deve durar cerca de 30 anos, quando será também a idade limite para que ela vá para o abate. Não se deve explorar demais o casal matriz, para que a cria seja sempre boa e sadia, além de com isso garantir maior lucro na atividade.

Para mais informações a respeito da criação de avestruz, consulte o curso Avestruz - Reprodução, Cria e Recria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. No curso, a Doutora Miriam Luz Giannoni orientará a respeito da criação de avestruz, incubatório, cria e recria, manejo do avestruz e miscelâneas.

Beatriz Lazia 26-07-2012 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.