Criação de Curiós e Bicudos

aves silvestres

Bicudos e Curiós são aves de origem silvestre, existentes na América. Encontrados, no Brasil, apenas na Amazônia, pois nos demais estados brasileiros estes pássaros foram dizimados.

Dependentes das condições naturais de seu habitat, não se adaptam com facilidade a qualquer ambiente natural, contudo, se adaptam facilmente aos ambientes domésticos. São muito cobiçados e valorizados economicamente. Quando criados em cativeiro demonstram disposição para cantar e capacidade de repetir e de aprender o melhor e mais bonito canto.

Criando para preservar

Até a década de 1970, existiam vastas populações em quase todo o território brasileiro, e os exemplares mantidos eram capturados na natureza e ninguém se importava com isso.

Com a diminuição dessas populações na natureza, iniciou-se uma crescente conscientização para o perigo de extinção. Além do mais, naquele momento, entrava em vigor a Lei 5.197, que tratava da Proteção à Fauna. O impacto estava criado: um novo pensamento e novas formas de encarar essa realidade. A situação era gravíssima, e parecia não haver saída. A solução para desacelerar o processo de extinção foi sua criação de forma racional, em cativeiro.

Iniciaram-se trabalhos de reprodução doméstica que, a partir da década de 1980, tomaram impulso e alastrarem-se por todo o Brasil.

Hoje, pode-se dizer que milhares de criadores reproduzem o bicudo e o curió para salvá-los da extinção.

Para saber mais sobre esse assunto, adquira o Curso Criação Comercial de Curiós e Bicudos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. As técnicas apresentadas no curso foram desenvolvidas pelos principais criadores do país, com destaque para Marcílio Picinini, de Minas Gerais, e Aloísio Pacini Tostes, de São Paulo.

Cláudio Alfenas 30-08-2011 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.