Criação de Serpentes Para Produção de Veneno

Composto por misturas biológicas complexas de toxinas, enzimas e outras substâncias ativas, o veneno das serpentes tem componentes com funções essenciais na coagulação sanguínea, pressão arterial, agregação plaquetária, transmissão do impulso nervoso, funções analgésicas e anticancerígenas, dentre

O veneno das serpentes é largamente utilizado na indústria farmacêutica, possuindo elevado valor comercial

serpentes

Composto por misturas biológicas complexas de toxinas, enzimas e outras substâncias ativas, o veneno das serpentes tem componentes com funções essenciais na coagulação sanguínea, pressão arterial, agregação plaquetária, transmissão do impulso nervoso, funções analgésicas e anticancerígenas, dentre outras, ainda em estudo ou por serem descobertas. O veneno de cascavel, por exemplo, é utilizado em uma eficaz cola cirúrgica.

Os técnicos dos Núcleos de Fauna do Ibama, principalmente os do RAN - Centro de Conservação de Répteis e Anfíbios, têm observado que, nos últimos tempos, houve um grande aumento no interesse pela criação de serpentes voltada à produção e comercialização dos venenos desses ofídios. No entanto, há uma série de implicações para a implantação de um criatório.

São quatro as principais famílias de ofídios do país, ocorrendo em maior número e em praticamente todo o Brasil. As serpentes de maior conhecimento público são: família Boidae composta pela Jiboia, Periquitamboia, Salamanta, Suaçuboia e Sucuri; Colubridae composta pela Boipeva, Caninana, Cobra-d’água, Cobra-cipó, Corre-campo, Dormideira, Falsa-coral, Mussurana, Papa-ovo, etc; Elapidae, representada pela Coral-verdadeira; e Viperidae constituída pela Caiçaca, Cascavel, Jararaca, Jararaca-pintada, Jararaca-verde, Jararacussu, Patrona, Pico-de-jaca, Urutu, Surucucu, etc.

Todo cuidado é pouco no manejo desses animais, pois acidentes podem ser fatais. Diante desse fato, toda pessoa que manuseia serpentes, ou que trabalha em ambientes onde elas vivem, deve tomar precauções para evitá-los.

O curso "Criação de Serpentes Para Produção de Veneno" elaborado pelo CPT - Centro de Produções, Técnicas aborda a criação das espécies de serpentes capazes de inocular peçonha; sobretudo, no que diz respeito à produção para fins farmacêuticos. Para isso, é preciso conhecer suas características, como elas vivem, o manejo correto, a estrutura adequada e a legislação vigente.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada à ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Além de atender a uma legislação específica (Portaria IBAMA nº 118/97), que permite a implantação de criadouros comerciais de serpentes, para fins de produção de veneno e/ou outros subprodutos, essa atividade necessita de investimentos financeiros consideráveis, mão de obra especializada, infraestrutura com instalações e equipamentos especiais, conhecimento sobre o mercado consumidor, dentre outros.

Patrícia Tristão 24-05-2011 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Alexandre Melgaço

27-03-2024

Quais empresas no Brasil que fazem a compra do veneno?

Resposta do Portal Agropecuário

28-03-2024

Olá, Alexandre Melgaco ! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Roberto roya

27-04-2021

Quero saber qual seria a exigência para montar um criadouro legalizado nos órgãos competente tenho interesse de ter um serpentário

Resposta do Portal Agropecuário

29-04-2021

Olá, Roberto 

Como vai?

  
Para ter um serpentário, você deve ter a autorização do IBAMA. Os animais devem ser adquiridos de criadores legalizados junto ao IBAMA. As instalações devem ser bem feitas, visando ao bem-estar dos animais. Ambiente tranquilo, profissionais competentes, tudo isso influencia no sucesso de seu empreendimento.
 
Atenciosamente,
Erika