Vantagens da criação de avestruz

O avestruz é a maior ave viva existente

Quanto à produção de ovos de avestruz, as médias anuais situam-se entre 30 e 50 ovos, sendo que algumas poedeiras chegam a mais de 100

  avestruz

O avestruz é a maior ave viva existente. Na natureza, tem a capacidade de se adaptar desde o deserto extremamente quente, até às regiões de neve. Quando criadores optam por esse tipo de ave, torna-se importante conhecer a sistemática do avestruz e algumas de suas características. No mercado mundial, por falta de animais de variedade doméstica, estão sendo comercializados animais ainda em fase de domesticação e com grande diversidade, tanto com relação às características produtivas, quanto comportamentais.

No geral, aves de raça "pura" têm maior valor econômico do que as mestiças, bem como as fêmeas têm preços mais elevados do que os machos. Algumas aves consideradas refugos estão sendo comercializadas, tendo em vista a falta de conhecimento do mercado consumidor brasileiro, com relação a estas aves. Para título de conhecimento, o avestruz é vulgarmente agrupado em três tipos: African Black (o africano preto, pescoço acinzentado, doméstico); Redneck (pescoço vermelho); e Blueneck (pescoço azul).

Passando às características físicas dos avestruzes, temos que: a altura do adulto é de 2,15 a 2,45 m, e ele pesa de 112 a 160 Kg; vivem mais de 70 anos na natureza; em média, os machos atingem a maturidade sexual aos 30 meses e as fêmeas aos 20 meses de idade.

No quesito alimentação, as rações comerciais peletizadas são as mais comuns, mas os avestruzes podem pastar capins à semelhança dos bovinos. Quanto à produção de ovos, as médias anuais situam-se entre 30 e 50 ovos, algumas poedeiras chegam a mais de 100. O período de reprodução irá variar com a localidade e o período de incubação dos ovos é de 42 a 43 dias.

Quanto ao nascimento dos filhotes de avestruz, o tamanho ao nascer é de cerca de 25 cm de altura e 1 Kg de peso, tendo um crescimento de 25 a 30 cm ao mês, nos primeiros seis meses. Passando ao abate, a idade considerada boa ao primeiro abate gira em torno de 10 a 14 meses, cujo rendimento pode chegar a 41 Kg de carne, 1,3 m² de couro e 1,5 Kg de plumas.

Como citado anteriormente, o avestruz pode originar carne, pena, couro, entre outros. Passaremos agora aos principais produtos produzidos pelos avestruzes:

Penas: elas podem ser obtidas das aves até os 40 anos de idade. Mas é melhor obtê-las quando as aves estão com idade entre 3 a 12 anos. Os preços irão variar de acordo com a classificação, existem 200 categorias em função da cor, do sexo, da idade, do local do corpo e da origem da ave. Lembrando que as penas brancas do macho são as mais valiosas.

Couro: a ave abatida, entre os 10 e 14 meses, produz cerca de 0,9 a 1,1 m² de couro, que pode receber um bom preço na comercialização, dependendo da qualidade e do estágio do processamento. Os produtos são vendidos por preços variados e dependem muito do fabricante. A qualidade do couro depende muito também da genética, do manejo e até do abate e do processo de curtição.

Carne: o avestruz fornece de 35 a 40 Kg de carne. Algumas análises da carne de avestruz indicaram valores médios de 26,9 % de proteína, 3,0 gramas de gordura, 142 Kcal de caloria, 3,2 mg de ferro e 81 mg de colesterol. Os preços irão variar conforme a procedência e o tipo de corte.

Existe a probabilidade de ser ampliado o mercado para outros produtos, como é o caso de vísceras, cílios, ovos para uso farmacêutico e cosmético, ossos, gordura e outros.  Para maiores informações, consulte o curso Avestruz - Reprodução, Cria e Recria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação de Cleântoni Luís Da Amaral Ferreira, que aborda temas como a criação do avestruz, incubatório, cria e recria, manejo, entre outros. Leia também nosso outro artigo Criação de avestruz  é uma boa fonte de renda.

Beatriz Lazia 12-11-2012 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.