Segurança em propriedades rurais

Até um tempo atrás, o meio rural e as propriedades rurais eram sinônimos de paz e tranquilidade, sendo, frequentemente, procurados por moradores da cidade, como locais de lazer e sossego

Saiba como deve ser o acesso à propriedade, os tipos de cercas e a proteção eletrônica

 

Até um tempo atrás, o meio rural e as propriedades rurais eram sinônimos de paz e tranquilidade, sendo, frequentemente, procurados por moradores da cidade, como locais de lazer e sossego. Mas, infelizmente, esta não é mais a realidade de nosso meio rural, onde a violência e a criminalidade também já chegaram.

Um dos fatores que passaram a atrair a atenção de criminosos para o meio rural foi a modernização da lavoura, com a adoção de modernas tecnologias, pois os proprietários passaram a contar com equipamentos de alta tecnologia e, por isso, de alto valor comercial.

Para auxiliar os proprietários rurais em como manter a segurança em sua propriedade, daremos algumas instruções. Confira:

Acesso à propriedade

O seu patrimônio começa a existir a partir da cerca, por isso é importante providenciar para que o acesso à sua propriedade seja o mais difícil possível, desestimulando, assim, qualquer tipo de invasão. Por isso, mantenha o menor número possível de acessoas à sua propriedade. De preferência, mantenha uma única porteira, para que todos que quiserem entrar tenham de passar por ela. Isso tornará a vigilância mais fácil e eficiente.

Procure manter uma casa nas proximidades da porteira, de onde um ou mais empregados possam ter uma boa visibilidade do local. Esta casa deve possuir telefone ou qualquer outro meio de comunicação, capaz de entrar em contato com a sede e avisar sobre algum perigo ou ameaça.

Tipos de cercas

Procure cercar a propriedade com material de boa qualidade e de difícil violação. É possível encontrar uma grande variedade destes materiais no mercado e caberá ao proprietário escolher o que melhor lhe convém. Uma dica é que os proprietários prefiram os mourões de concretos aos mourões convencionais.

Os mourões de concreto devem ser colocados uns bem próximos aos outros, o que dificulta o acesso de veículos dentro da propriedade. Os arames também devem ser colocados em grande quantidade, dificultando a sua violação. Procure usar pilastras ou mourões resistentes no cercado da propriedade. Eles devem ser enterrados a uma profundidade razoável, capazes de impedir ou dificultar o trabalho de quem queira arrancá-los.

Cercas eletrificadas

No mercado de segurança do Brasil, a segurança eletrônica vem ganhando cada vez mais espaço e, atualmente, são inúmeras as empresas que oferecem todo tipo de equipamento eletrônico de segurança. Nesse sentido, a cerca elétrica tem se mostrado eficaz na proteção de propriedades. A eficiência da cerca elétrica já começa com o impacto psicológico, uma vez que a existência de placas de advertência, muitas vezes, já são suficientes para afugentar um eventual invasor.

Proteção eletrônica

Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia, a eletrônica está se tornando uma aliada dos sistemas de segurança em geral. Daí a importância de se contar também com um eficiente sistema de segurança eletrônica no meio rural. Para o caso específico da propriedade rural, os equipamentos mais recomendáveis são os alarmes e o circuito-fechado de TV, que devem ser instalados em locais estratégicos da propriedade.

Para maiores informações, consulte o curso Segurança em Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e coordenado pelo Professor Plácido Soares. O curso conta com orientações a respeito de segurança perimetral, residencial, familiar, patrimonial, cuidados na estrada, entre outras. Leia também nosso outro artigo Acidentes de trabalho no meio rural.

Beatriz Lazia 26-03-2013 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.