Segurança no trabalho rural

Técnicas para evitar acidentes no meio rural

A atividade agropecuária, em qualquer lugar do mundo, é muito importante, quer pelo número de pessoas envolvidas, quer pelo capital investido como também pelo valor que a mesma representa na economia de qualquer país. Porém, o número de acidentes que ocorrem a cada ano na agricultura é desconhecido, uma vez que os dados oficiais referem-se apenas ao contingente de trabalhadores formais.

O acidente de trabalho, além de representar um custo elevado em termos de tratamento médico, indenizações, perdas de produção, danos às máquinas, atrasos e outros, traz graves problemas ao acidentado e à sua família. Principalmente no meio rural, onde se concentra uma alta taxa de trabalhadores sem registro e, portanto, sem o amparo dos órgãos públicos de assistência social e saúde.

Tanto na cidade como no campo todo trabalho sempre oferece riscos. Na agricultura, os perigos de acidentes estão aumentando a cada dia em função da mecanização, da automatização e do uso intensivo de defensivos químicos, como herbicidas e pesticidas. Os cuidados para se evitar acidentes, em muitos casos, são práticas simples e observações do óbvio. Por exemplo: cuidados pessoais; cautela no uso de ferramentas e equipamentos; adoção e atenção às medidas de segurança.

As ferramentas manuais, em geral, não causam os chamados acidentes graves, mas podem trazer incapacidade parcial ou permanente, conforme o caso, por isso, é bom tomar algumas precauções. Neste propósito, estamos considerando, além do trabalho realizado no campo, aquele realizado em agroindústrias, como laticínios, abatedouros de animais, usinas de açúcar, pequenas fábricas e outros ligados à agropecuária.

Algumas das ferramentas manuais podem ser causa contínua de acidentes, como o facão usado no corte de cana-de-açúcar ou na colheita de palmito. Nos estados do Nordeste, são usados até para desbastes e limpeza de mato em lugar da foice. Mas já existem casos registrados de mortes causadas por acidentes com equipamentos manuais portáteis o que na prática são ferramentas mecânicas ou motorizadas, como as moto-serras.

Para auxiliar os produtores e trabalhadores rurais, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Segurança no Trabalho Rural. Nele, o coordenador Luiz Augusto de Carvalho Martins orienta a respeito do meio rural, os acidentes no trabalho, as causas de acidentes no meio rural, os cuidados necessários para evitá-los e sobre a legislação.

Beatriz Lazia 21-11-2011 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.