Apiterapia

A apiterapia é o tratamento de disfunções orgânicas e emocionais com produtos colhidos, transformados e segregados pelas abelhas

Usar mel, própolis, pólen, geleia real e veneno de abelhas como um recurso medicinal é costume muito antigo. E, nos dias atuais, vem sendo resgatado e valorizado, graças a uma tendência crescente de busca por terapias naturais, que possam devolver ao ser humano a ligação perdida com a natureza.

A origem da apiterapia moderna remonta ao século XIX, quando o médico austríaco Philip Terc, portador de reumatismo, foi atacado por uma série de abelhas. Depois do ataque, começou a perceber que suas fortes dores começaram a desaparecer. A partir de então, começou a estudar o mundo das abelhas.

A colmeia representa para o homem uma mina inesgotável de substâncias úteis: mel, pólen, pão das abelhas, cera, própolis, geleia real, larvas e veneno. As propriedades dessas substâncias permitem tratamentos efetivos em numerosas patologias, agudas e crônicas, frequentemente em associação com outras medicinas específicas e essenciais.

A apiterapia é, então, o tratamento de disfunções orgânicas e emocionais com produtos colhidos, transformados e segregados pelas abelhas. Usando produtos naturais, é uma forma de medicina verde, das mais antigas, sem dúvida, na história humana, que qualquer medicamento industrial.

Agora, esse medicamento tem pesquisas rigorosas extensas para apoiar quaisquer e todas as proposições. Como um medicamento verde, harmoniza a pessoa em primeiro plano, e, depois, a enfermidade. Reforçando o estado de saúde, a apiterapia combate a doença.

O curso "Apiterapia" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta informações importantes para o uso dos produtos da colmeia de forma terapêutica, auxiliando no tratamento de várias doenças.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Com as informações da utilização dos produtos das abelhas, os adeptos da medicina alternativa poderão iniciar sua formação como apiterapeutas, ou ainda aperfeiçoarem-se nas terapias alternativas.

Patrícia Tristão 20-07-2011 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.