Como iniciar uma criação de abelhas

As primeiras abelhas podem ser compradas, capturadas ou atraídas

  A apicultura tem como finalidade a criação de abelhas para a produção de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e a apitoxina, veneno utilizado na indústria farmacêutica. Para iniciar a criação, o apicultor poderá conseguir as abelhas de três modos diferentes: pode-se comprar as colônias de abelhas de outros apicultores comerciais, pode-se capturar as colmeias em estado natural ou pode-se atrair famílias em enxameação para caixas ou armadilhas.

No entanto, cada um desses três processos contam com vantagens e desvantagens. O método de compra das abelhas pode ser uma prática bastante cômoda, uma vez que o apicultor só terá o trabalho de encontrar um lugar onde possa efetuar sua compra. Mas, isso só é vantagem para quem tem uma condição financeira favorável, não sendo viável para o produtor que deseja expandir sua produção.

Quanto aos apicultores que preferem capturar as abelhas em caixa, vale ressaltar que as abelhas que aceitam as caixas-iscas são animais menos agressivos do que as que são capturadas diretamente na natureza. No entanto, esse método conta com a desvantagem da limitação e expansão do apiário, pois não é possível prever quantas colônias serão atraídas para as caixas-iscas.

Os enxames capturados na natureza, com a remoção de famílias inteiras de seu habitat natural, é o mais trabalhoso dos métodos, mas é o que mais apresenta vantagens. É a forma mais barata de se conseguir as abelhas iniciais, possibilita uma rápida expansão do apiário e um consequente aumento da produção, além de promover um contato direto entre apicultor e abelhas, o que proporciona ao produtor uma vivência muito útil para os próximos manuseios.

O verdadeiro trabalho de apicultura só terá início após a instalação das primeiras colmeias. Sendo trabalho primordial do apicultor, amparar suas abelhas nos momentos mais difíceis para depois poder beneficiar-se da plenitude produtiva. Para isso, o produtor deve conhecer os diversos ciclos que uma colônia passa, pois nos períodos de escassez de alimento, a família se definha e os zangões são expulsos da colmeia, a postura da rainha cai e a produção de mel, pólen e cera diminuem. É justamente nesse momento que apicultor deve agir, de modo a socorrer sua colônia.

Ele deve providenciar alimento artificial, fornecer cera alveolada a fim de poupar o trabalho das abelhas, verificar o estado dos quadros e reduzir o buraco de entrada das colmeias no períodos frios. Já nos períodos de floradas, a produção de mel é suficiente para que o apicultor possa colher boa parte para si, sem que para isso cause prejuízos às abelhas.

A fim de saber qual o momento certo para fazer interferências nas atividades das colmeias, os apicultores devem fazer inspeções periódicas para verificar o andamento dos trabalhos das abelhas. Para tais inspeções, é preciso que o apicultor esteja sempre vestido da forma adequada, de preferência sempre acompanhado, para facilitar os trabalhos. Além das vestimentas, é preciso também a utilização do fumegador. Para esse trabalho é preciso paciência, tranquilidade e movimentos precisos.

Por fim, para facilitar a identificação da abelha rainha dentro de cada colmeia, seguem algumas dicas: a abelha rainha sempre estará cercada por um verdadeiro "exército" de operárias, que são como suas "damas de companhia"; ou seja, para localizá-la, procure sempre os pontos de maior aglomeração dentro da colmeia; procure-a em quadros com posturas recentes, observando sempre os dois lados. É pouco provável que a rainha encontre-se em quadros com mel ou com crias maduras.

Para maiores informações, consulte o curso Planejamento e Implantação de Apiário, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa. Ele aborda temas como colmeia racional; como vivem as abelhas; flora apícola; planejamento e implantação do apiário, entre outros. Leia também o artigo Procedimentos importantes na apicultura.

Beatriz Lazia 20-07-2012 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Marcio Antonio Borges

24-07-2020

Quero fazer curso de apicultura e gerenciamento de propriedade de leite

Resposta do Portal Agropecuário

24-07-2020

Olá,Marcio 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Isaías Gonçalves Glória

07-03-2020

Olá boa tarde, me chamo Isaías Gonçalves Glória, gostaria de saber como faço pra iniciar uma criação de abelhas pois hj não sei como faço, peço o apoio de vcs. Muito obrigado!

Resposta do Portal Agropecuário

02-09-2021

Olá, Isaías! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. :)

O CPT possui cursos na Área da Apicultura que podem te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Hélcio de Carvalho Demarque

08-10-2019

Prezados, Gostaria de iniciar uma criação abelhas não muito agressivas, porém, me falta conhecimento de como proceder. Vocês podem me ajudar!

Resposta do Portal Agropecuário

08-10-2019

Olá Hélcio de Carvalho,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que tem interesse na criação de abelhas. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o melhor e mais completo curso sobre a criação de abelhas sem ferrão, que são espécies que podem ser criadas atém mesmo em áreas urbanas.

Com o curso, você aprenderá sobre as principais espécies de abelhas sem ferrão, além de aprender sobre como montar o apiário, as técnicas de manejo, produção de mel e muito mais.

Atenciosamente,
Victor Sampaio