Criação de abelhas - planejamento do apiário

Em uma criação de abelhas, primeiramente é preciso considerar, como um conceito básico, que um apiário é um conjunto de colmeias artificiais, distribuídas de forma a facilitar o manejo das abelhas

A boa localização do apiário influenciará positivamente na criação de abelhas e nos custos

criação de abelhas

Em uma criação de abelhas, primeiramente é preciso considerar, como um conceito básico, que um apiário é um conjunto de colmeias artificiais, distribuídas de forma a facilitar o manejo das abelhas. Depois, é preciso lembrar que o apiário deverá estar localizado em uma área com bom potencial de flora apícola, além de oferecer segurança à vizinhança e ao próprio apicultor, devido ao comportamento defensivo das abelhas.

Escolha do local

A presença de uma flora apícola de boa qualidade, que apresente floradas bem distribuídas e volumosas, é o primeiro fator na escolha de um local para a instalação do apiário. A boa localização do apiário influenciará positivamente na produção, no manejo e nos custos.

Existem algumas características ideais para a escolha de um local para implantação do apiário. São elas:

- floradas: distância máxima 1.500 m, de acordo com a localidade do apiário; - segurança: distância mínima de 200 m de residências, estradas, caminhos, currais, construções e locais onde ocorra movimentação; - acesso: facilitado para o veículo que faz o transporte de materiais e equipamentos; - umidade: terreno deve ser bem drenado, não sujeito a enchentes; - declividade: sem restrições (exceto facilidade de acesso e manejo); - ventos: o local deve ser protegido de ventos fortes e predominantes; - insolação: o local deve receber a luz do sol, diretamente, apenas na parte do dia; - fonte de água: distância máxima de 300 m; caso ocorra dificuldade, deve-se instalar bebedouros nas proximidades do apiário; - inimigos: o terreno deverá estar livre do ataque de formigas; - distância de outros apiários: mínimo de 3 a 5 Km.

Implantação

Antes de instalar o apiário, será preciso fazer a limpeza do terreno, com a retirada de toda a vegetação arbustiva e herbácea que esteja no local onde as colmeias serão colocadas. De preferência, a área deve ser capinada, mantida sem nenhuma vegetação ou revestida com grama, que deverá ser plantada no local da colocação das colmeias. Após a limpeza, são colocados os suportes das colmeias, que deverão ter meio metro de altura. Estes suportes têm a função de manter a caixa acima do solo e facilitar o manejo da colmeia.

Para maiores informações, consulte o curso Planejamento e Implantação de Apiário, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa. O curso conta com orientações a respeito de como vivem as abelhas, colmeia racional, flora apícola, planejamento e implantação do apiário, equipamentos para manejo do apiário, análise econômica da apicultura, entre outras. Leia também nosso outro artigo Como iniciar uma criação de abelhas.

Beatriz Lazia 08-04-2013 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.