Procedimentos importantes na apicultura

O apicultor deve realizar um manejo adequado desde o momento da retirada do mel de dentro das colmeias até o seu transporte

 

A atividade de apicultura é uma das mais antigas do mundo e a criação racional de abelhas representa uma importante atividade comercial que traz benefícios para o homem. Os impactos dessa atividade são positivos uma vez que trazem vantagens econômicas e alimentícias (com a produção de mel, geleia real, entre outros produtos), além de contribuir para a preservação do meio ambiente, já que as abelhas são responsáveis por realizar o processo de polinização necessário para a disseminação das espécies vegetais.

No entanto, para que haja o sucesso com a criação de abelhas, é preciso que algumas práticas sejam abandonadas. Uma delas é a coleta predatória do mel, que deve ser substituída por uma forma de criação viável tanto no quesito econômico quanto no ambiental. Algumas práticas necessárias para o sucesso são: planejamento, manejo adequado do apiário e instalação do apiário de forma racional.

O apicultor deve ter em mente que as abelhas produzem o mel e o armazenam de forma que permita a conservação do mesmo por um longo período de tempo. Desta forma, o apicultor deve realizar um manejo adequado desde o momento da retirada do mel de dentro das colmeias até o seu transporte para as unidades de extração, tudo de forma cuidadosa. Feito isto, o produtor estará interferindo o mínimo possível na qualidade do mel, tão apreciada na hora da compra.

A fim de garantir tais cuidados, é de extrema importância que o apicultor e os materiais apícolas que ele irá utilizar estejam devidamente higienizados. Durante a colheita do mel, as pessoas que estiverem envolvidas nesse processo devem estar usando vestimentas apícolas adequadas e os materiais devidamente limpos, de forma a evitar qualquer tipo de contaminação do produto por substâncias que possam estar nesse materiais ou mesmo nas pessoas que vão fazer a retirada do mel.

Quanto ao processo de retirada, aconselha-se fazê-lo em dias ensolarados, evitando os dias chuvosos para que não haja um aumento do índice de umidade do mel. Além disso, deve-se tomar cuidado com o uso do fumigador a fim de evitar que o mel fique com gosto e cheiro de fumaça, pois o mel é um produto que absorve facilmente os odores do ambiente. Nesse sentido, o uso de materiais de origem vegetal são recomendados, pois não apresentam forte odor quando queimados.

Como já foi dito anteriormente, o transporte deve ser cuidadoso. O veículo deve estar devidamente limpo, sem qualquer tipo de resíduo que possa contaminar o mel. Para evitar a contaminação por poeira ou sujeira, pode-se cobrir as melgueiras com lona. O transporte deve ser feito de forma cautelosa para evitar qualquer tipo de acidente com a carga. Também é importante que as melgueiras sejam amarradas. Dessa prática resultará o sucesso da comercialização, pois quanto melhor a qualidade do mel, melhor sua aceitação no mercado. Vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos que levam para casa.

Para mais informações, consulte o curso Manejo do Apiário - Mais Mel Com Qualidade elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa. Segundo ele, o consumo de mel no Brasil tem crescido em ritmo acelerado, ao mesmo tempo em que as exportações têm garantido bons preços ao produtor. Leia também nosso artigo Aprenda como planejar a implantação de um apiário. Confira o vídeo abaixo e tenha uma prévia do que o curso aborda!

Beatriz Lazia 17-05-2012 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Andrea Vilarim

17-07-2021

Comprei um mel que ta com cheiro e gosto de fumaça. Teria algo que posso fazer pra tirar esse gosto e cheiro e será que faz mal?