Como produzir rãs

O mercado para carne de rã aumenta a cada ano

Com a ação de alguns pesquisadores, técnicos e ranicultores, a tecnologia de criação de rãs no Brasil tem se desenvolvido rapidamente, na última década. O abate e o processamento é realizado dentro da melhores condições higiênico-sanitárias, atendendo às normas internacionais de processamento animal, até chegar à mesa do consumidor. O mercado da carne, principal produto das rãs, tem aumentado a cada ano, na medida em que se conquista novos consumidores.

A exemplo de outras atividades da produção animal, o sucesso da criação de rãs passou a ter um desenvolvimento efetivo depois que construções mais adequadas foram associadas às técnicas de manejo sistematizado, possibilitando um bom desempenho no crescimento do plantel, aliado à baixa mortalidade. Tal premissa é contemplada pelo sistema anfigranja, no qual a rã tem apresentado níveis de produtividade comparáveis às criações tradicionais como a piscicultura, avicultura, entre outros.

O conceito de anfigranja pode ser definido como um sistema de criação de rãs, em caráter intensivo, onde todas as instalações e o manejo dos animais estão sistematizados dentro de premissas estabelecidas  para a otimização do espaço, com elevada eficiência zootécnica. Com o controle de todas as etapas da criação, é possível atender a um fluxograma de produção que maximiza a produtividade com uma relação custo benefício favorável. Os ranários que utilizam o sistema anfigranja são verdadeiras "granjas de rãs".

Vários investimentos de porte estão sendo realizados no Brasil. Os ranicultores estão mais confiantes no futuro da atividade que, pouco a pouco, vem se consolidando em nosso país. A maioria dos ranários está em fase de expansão, podendo-se observar uma reestruturação de suas instalações, utilizando os avanços tecnológicos resultantes das pesquisas para, assim, otimizar os índices de produtividade, ampliando a produção.

Para auxiliar os empreendedores no estudo dessa atividade, visando uma tomada de decisão para investir na ranicultura, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Criação de Rãs - Novas Tecnologias.

O desenvolvimento dos métodos de criação de rãs tende a baratear os custos de produção. Com isso, há uma gradativa diminuição no preço do produto final, que contribui para a popularização do consumo da carne de rã, o que é benéfico para a atividade, tornando o produto mais acessível e ampliando o mercado existente.

http://www.youtube.com/watch?v=ISZLYmAo_ac

Patrícia Tristão 31-05-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.