Como fazer o planejamento estratégico de uma propriedade rural

Abordaremos, a seguir, como deve ser feito o planejamento para o uso da propriedade rural,

Saiba quais são os caminhos e as ações para o planejamento e implantação de  uma propriedade rural direcionada ao sucesso

propriedade rural

Abordaremos, a seguir, como deve ser feito o planejamento para o uso da propriedade rural, mostrando que é, a partir desse planejamento, que todas as decisões deverão ser tomadas. Ainda em relação a esse planejamento, este deve ser feito por pessoas e/ou técnicos que conheçam muito bem a atividade escolhida pelo produtor rural. Passemos ao planejamento.

Infraestrutura

Deve ser realizada toda a locação de estrutura de cada unidade produtiva necessária para a realização da atividade estabelecida, como dos galpões de máquinas, das instalações para a criação de animais de pequeno e grande portes, dos currais, das áreas de apoio, do escritório, da recepção, das casas dos colonos, dos tanques, dos jardins, do sistema de comunicação e do sistema de segurança.

Estradas

Com a infraestrutura física definida e locada, o produtor vai definir as estradas que interligarão as diversas unidades, tanto administrativas como de campo. As estradas devem ser projetadas de forma a manter possível a circulação em toda a propriedade rural, em qualquer época do ano e permitir menor custo de manutenção.

Zoneamento agroambiental

Um conceito de avaliação de terras foi formulado, no qual se descreve o processo de avaliação do potencial da terra para objetivos específicos, envolvendo a execução e interpretação de levantamentos e estudos de uso da terra, vegetação, geomorfologia, solos, clima e outros aspectos da terra, em ordem, para identificar e hierarquizar classes de uso promissoras para o objetivo da avaliação, no caso, o zoneamento agroambiental.

Identificação de outras atividades

A partir da análise de todos os levantamentos e estudos realizados na propriedade, é possível definir outras atividades com possibilidade de exploração comercial. Estas atividades podem ser diferentes da atividade definida inicialmente. Em alguns casos, até a atividade principal pode ser alterada em função de outros potenciais mais importantes que venham a ser encontrados.

Gestão

O último passo é definir o sistema organizacional e administrativo, estabelecendo os setores, o número e perfil dos colaboradores, o custo global do empreendimento, as bases comerciais e a projeção do tempo de retorno do capital investido. Logicamente, o mercado consumidor já foi, profundamente, estudado durante o processo de planejamento, antes mesmo de adquirir a propriedade e, se esta já existe, é preciso levantar estas informações.

É sempre bom lembrar aos produtores e administradores rurais que as empresas que alcançam o sucesso planejam, constantemente, os seus produtos para atender à parcela mais exigente de seu público-alvo. Devemos ressaltar também que o produtor estará planejando uma empresa e, como tal, esta deve ser preparada para crescer, dar sua contribuição à sociedade, gerar empregos, renda e lucros para o empreendedor.

Para mais dicas, consulte o curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com informações a respeito do planejamento estratégico, levantamento das características da área, levantamento dos recursos naturais, implantação do projeto, entre outros. Leia também nosso outro artigo Dicas a respeito de uma boa administração rural.

Beatriz Lazia 28-11-2012 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.