Conheça um pouco sobre cooperativa de trabalhadores rurais

Cooperativas de trabalho visam a alternativas de sobrevivência

A proposta de uma cooperativa de trabalhadores deve seguir o pensamento de que o esforço individual resulta no progresso de todos. No campo, o problema do emprego traz a marca da complexidade das relações de trabalho em que se misturam relações de parceria, arrendamento, assalariamento e o uso do trabalho volante dos trabalhadores vivendo nas periferias das cidades, os boias-frias.

Tal situação conduz a um quadro de desagregação de famílias, diminuição de oportunidades de trabalho e problemas de baixo nível de renda, agregado às dificuldades de gestão social dessa problemática. Por isso, a criação de uma cooperativa de trabalhadores rurais pode ser uma alternativa para a resolução deste quadro.

Uma cooperativa permite que os trabalhadores sejam os patrões deles mesmos, pois uma cooperativa de trabalho traz necessariamente a formalização de um contrato de trabalho entre ela e um proprietário rural.

A criação de cooperativas referentes ao trabalho se enquadra num processo de busca por alternativas de sobrevivência. Essa alternativa é oriunda de uma organização de profissionais que constituem uma empresa para prestação de serviços dentro de um determinado campo profissional, empresa esta que pertence a um conjunto de associados.

A partir da instalação de uma cooperativa de trabalhadores rurais em um município, é possível observar que, de um lado, os trabalhadores têm a garantia de remuneração condizente com a realidade do mercado de trabalho associada a benefícios sociais complementares, tais como pagamento de INSS, dias parados, décimo terceiro salário e assistência médica e educacional. De outro lado, os proprietários evitam problemas de ações trabalhistas e conflitos associados, inclusive em relação às emoções, dadas as tradicionais relações de compadrio e amizade que muitas vezes permeiam essa informalidade de relações patrão versus empregado no meio rural.

Sendo assim, a criação de uma cooperativa de trabalhadores agrícolas pode ser feita como uma resultante de forças sociais de uma comunidade qualquer. Em municípios com grande demanda por trabalho agrícola temporário, ela vem para auxiliar no melhor enquadramento dos trabalhadores e para organizar as relações trabalhistas.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais. Neste curso, os professores Juvêncio B. Lima e Antônio Carlos dos Santos orientam, entre outros temas, a respeito dos aspectos históricos do cooperativismo, como se constitui uma cooperativa e sua legislação.

Beatriz Lazia 20-04-2012 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.