Agapornis

Criação que garante encantamento e lucro aos criadores

Os agapornis são de fácil criação e pouco sujeitos a doenças. A criação desses pássaros é uma distração encantadora e a venda de seus filhotes garante um retorno considerável. As razões que podem levar os criadores a se interessarem pelos agapornis são várias. Entre elas estão o desejo de criar uma grande quantidade, com interesse na combinação de cores e o desejo de voltar a criação para a participação em campeonatos e competições.

É importante que os criadores tenham cuidado ao adquirir as matrizes. Deve-se sempre buscar por pássaros saudáveis e de preferência jovens. Depois de escolhidos os pássaros, é importante buscar o local adequado para a criação. Um criadouro de agapornis não requer muitos cuidados e muitas dimensões para que se adquira um bom resultado. No entanto, é muito importante se ater à temperatura do local onde ficarão as gaiolas. O local deve ser bem ventilado e com boa iluminação. Como as aves não possuem glândulas sudoríparas, a termorregulação pode ficar afetada, em caso de temperatura excessiva.

Dentro dos criadouros, o comedouro e o bebedouro devem ficar em lados opostos, de forma a fazer os agapornis se movimentarem e que a comida não suje a água. Já em relação às gaiolas, as de forma retangular devem ser preferidas, pois aumentam a possibilidade dos pássaros se exercitarem. Quanto aos ninhos, esses deverão ter um tamanho médio de 30cm de altura e 17cm de profundidade, como na maioria das gaiolas criadeiras disponíveis no mercado. Os poleiros, que deverão ser no mínimo dois, terão que ser de madeira, para que os agapornis não o destruam logo.

O ideal é fazer um planejamento adequado, de forma que o manejo das aves seja facilitado, o que dependerá  muito da condição financeira do criador e do espaço destinado à criação. Caso esses dois aspectos não sejam relevantes, pode-se construir um cômodo de alvenaria, onde as gaiolas para casais sejam alojadas, em um dos lados, e no outro os viveiros.

Os nutrientes básicos da alimentação dos agapornis são: água, carboidratos, minerais, proteínas, gorduras e vitaminas. Desses componentes, a água é o único que deve ser ministrado separadamente e de forma contínua. Os agapornis não têm o hábito de se alimentarem de frutas e as verduras devem ser evitadas, por serem indigestas. As vitaminas existentes nas frutas e nos legumes são substituídas por farinhada. Essas  já vem prontas, e por serem secas e pouco úmidas, elas são mais apetitosas para esses pássaros.

Existem dois tipos básicos utilizados para a reprodução desses animais. O primeiro é a criação em colônia, onde vários casais dividem o mesmo viveiro, simulando as condições naturais. O segundo é a criação em gaiolas, onde cada casal ocupa uma gaiola separadamente.

Pensando em auxiliar os criadores de agapornis, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis. O curso tem como coordenador Paul Richard Wolfensberger, que dá orientações necessárias à criação desses pássaros. Segundo ele, para começá-la é importante que seja feita com uma quantidade pequena de pássaros.

Beatriz Lazia 15-09-2011 Aves Exóticas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.