Benefícios do leite de búfala para a saúde

O leite de búfala é mais nutritivo que o leite produzido por vacas embora mais calórico

Benefícios do leite de búfala para a saúde

Somos o país com o maior rebanho bubalino dentre os países ocidentais. O leite de búfala apresenta boa demanda, principalmente para fabricação de queijo: muçarela de búfala. Segundo a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e a Esalq - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o leite produzido por búfalas é mais nutritivo que o leite produzido por vacas embora mais calórico.

Além de rico em vitaminas, minerais e proteínas, o leite de búfala apresenta beta-caseína A2, diferentemente do leite de vaca, que apresenta beta-caseína A1. Esta última causa distúrbios digestivos, em pessoas sensíveis, semelhantes aos causados em pessoas com intolerância à lactose. Já a beta-caseína A2 apresenta boa digestibilidade e, com isso, não causa nenhum problema a elas.

Com sabor adocicado e textura cremosa, o leite de búfala proporciona os seguintes benefícios à saúde humana:

Fortalece os ossos


Como é rico em cálcio (bem mais que o leite de vaca), o leite de búfala contribui com a boa formação do sistema ósseo, o que favorece o crescimento (em crianças) e fortalece os ossos (em adultos). O consumo regular de leite de búfala também previne a osteoporose (muito comum em mulheres no climatério e na menopausa).

Melhora a imunidade


Fonte de vitaminas A e C, o leite de búfala melhora a imunidade, até mesmo de pessoas idosas. Sua ingestão fortalece o sistema imunológico, pois estimula a produção de anticorpos essenciais à defesa do organismo. Esses “soldados naturais” combatem agentes patógenos, como vírus e bactérias, causadores de infecções.

Combate os radicais livres


Novamente as vitaminas A e C se destacam, pois ambas apresentam ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, causadores de doenças degenerativas e aceleradores do envelhecimento. Esses elementos oxidam as células saudáveis, o que pode causar até mesmo tumores malignos (câncer).

Melhora a circulação


Outro importante nutriente do leite de búfala é o ferro. Esse poderoso mineral contribui com a produção de glóbulos vermelhos o que fortalece o sistema circulatório e melhora a circulação. Além disso, o ferro garante a boa oxigenação do organismo e previne doenças vasculares, como derrame e varizes.

Reduz a pressão arterial


O alto índice de potássio no leite de búfala age nos vasos sanguíneos, como um excelente vasodilatador, o que previne problemas cardiovasculares e reduz a pressão arterial. Enfim, este e todos os outros nutrientes presentes no leite produzido por búfalas promovem a manutenção da boa saúde do indivíduo.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado:

Produção de Leite Orgânico

Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras

Recria de Novilhas para Produção de Leite

Fontes: mundoboaforma.com.br; segs.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-04-2020 Bovinos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual do Gado Zebu

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.