Criação de avestruz: saiba as características principais desta ave

A criação de avestruz vem se profissionalizando devido à demanda crescente em nosso país

 A criação de avestruz vem se profissionalizando devido à demanda crescente em nosso país.

Criação de avestruz: saiba as características principais desta ave

A criação de avestruz - Struthio Camelus - vem sendo desenvolvida, no Brasil, desde o ano de 1995, quando foram importadas as primeiras  aves. Desde então, houve uma explosão dessa atividade, que teve de passar por uma reestruturação para que houvesse melhorias nas condições sanitárias e fiscalização da entrada do avestruz no país. Sua origem é africana, mais especificamente no Egito, com dispersão da espécie por toda a África. O avestruz é uma ave ratita, ou seja, não tem capacidade de voo. Seu nome científico foi dado, graças a duas características fundamentais: corre em zigue-zague, para fugir de predadores, e é muito resistente à falta de água. Sua criação é chamada de estrutiocultura.

Algumas características básicas:

Altura - 2,20 a 2,80 m;

Peso - 110 a 150 kg;

Alimentação - rações e pastagem;

Produtividade de ovos -  60/ano;

Peso médio do ovo - 1,220 a 1,520 kg;

Produção de carne -  40 kg de carne limpa em 12 meses;

Produção de plumas - 1,2 kg/ano;

Produção de couro - 1,2 m²

Longevidade - até 70 anos;

Fertilidade - até 40 anos;

Incubação - 42/43 dias;

Plumagem do macho - penas pretas;

Plumagem da fêmea - cinza amarronzada.

Principais raças:

Black Neck: Ave de pescoço preto, que foi domesticada na África do Sul,  há 150 anos.

Red Neck: Ave de pescoço vermelho e temperamento agressivo. Ataca facilmente quando se sente ameaçada.

Blue Neck: Ave de pescoço azul e temperamento agressivo. Não gosta do convívio com outras raças de avestruz nem com o homem.

Produtos que origina:

Carne: É de consumo muito favorável, por ser altamente saudável e muito similar à carne bovina.

Couro: Altamente utilizado na fabricação de artefatos como: bolsas, cintos, jaquetas, botas e outras. Estes vendidos em mercados de alto padrão de consumo.

Penas: Sempre foram utilizadas nos mercados de vestimentas com alto valor decorativo. Têm uma característica interessante, por serem antimagnéticas, absorvendo bem a poeira. Sendo assim, são muito utilizadas no mercado de espanadores e indústria eletrônica.

Ovos: Os ovos não fertilizados têm alto valor no mercado de artesanatos.

Instalações:

A criação de avestruz se faz em piquetes, com pastagens baixas e resistentes a pisoteio. Deve-se atentar para a implantação de consórcio com algumas leguminosas visando melhorar a qualidade nutritiva dos pastos. Também é importante que se faça rotação de pastos, observando a altura correta de consumo máximo da gramínea, além da sua irrigação e da sua fertilização quando necessárias.

Os piquetes são geralmente de 1000 m², mas deve ser considerado o espaço de 400 m², por avestruz, um espaço bastante confortável, com sobra de pasto. Já por casal, considera-se 800 m².

Os piquetes devem ter cochos para as rações e bebedouros com água fresca. As cercas podem ser de alambrado ou de arame liso (pouco espaçados), sempre com uma altura de 1,60 a 1,80 m.

Da mesma forma, deve-se prezar pela sanidade das instalações, com limpeza de todos os equipamentos utilizados, instalação de rodilúvios e pedilúvios, além do cuidado com a entrada de pessoas estranhas no local.

A principal doença a ser prevenida é a Newcastle, por meio de vacinação. Quanto à prevenção de outras doenças do avestruz, recomenda-se importar ovos para evitar a contaminação local.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Avestruz - Reprodução, Cria e Recria.

Alimentação:

Os avestruzes são consumidores de pastagem, que deve ser boa qualidade e bem manejada. Outra fonte de alimentação dessas ratitas são as rações que, de preferência, devem ser peletizadas para evitar o desperdício. No mercado, existem rações específicas conforme sua fase de desenvolvimento. Outro detalhe interessante é o consumo de pedras e pedregulhos, que se instalam no ventrículo da ave, o que facilita a digestão.

A criação de avestruz exige cuidados quanto à sua aquisição. Por isso, recomenda-se visitar outros criatórios, bem como verificar a origem de cada ratita. O mercado para os produtos advindos do avestruz aumenta no mundo inteiro. Já em nosso país, a criação é relativamente nova, mas já apresenta condições profissionais e adequação das necessidades sanitárias para sua realização.

Andréa Rocha 07-08-2013 Aves Exóticas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.