Faisões ornamentais e de corte

O Brasil é um país privilegiado para a criação de aves, nesse grupo inclui-se os faisões, pois o nosso clima favorece a reprodução da maioria das espécies.

 A criação de faisões gera muitos lucros

  faisões

O Brasil é um país privilegiado para a criação de aves, nesse grupo inclui-se os faisões, pois o nosso clima favorece a reprodução da maioria das espécies. Em todo o mundo, existem aproximadamente 50 espécies de faisões, sendo que deste total, 46 vivem em cativeiros. Os faisões têm a capacidade de se adaptarem aos mais diversos tipos de clima e podem viver até vinte anos.

O faisão possui uma plumagem de rara beleza e um porte elegante. O sabor de sua carne é requintado e de alto valor nutritivo, e por isso, são de interesse para fins ornamentais e de corte. A morfologia sexual dessas aves é muito evidente, sendo o macho bonito e vistoso. E é responsabilidade dele conquistar a fêmea para a reprodução.

Para iniciar a criação é essencial que o produtor conheça uma série de fatores, como: - mercado consumidor; - as aves que pretende criar; - as instalações necessárias; - o processo de criação como um todo.

Os faisões são comercializados em três fontes, na forma de abate para o consumo, vivos para a prática esportiva da caça ou para fins ornamentais. As instalações, utilizadas na criação dos faisões, variam de acordo com o tipo de criação, de corte ou ornamental.

A criação dos faisões inicia-se com a reprodução, sendo que a escolha dos reprodutores é a primeira etapa desse processo. Para o sucesso da criação, devem ser escolhidas aves vigorosas, com penas brilhantes e que apresentem características físicas da espécie.

Nas condições típicas brasileiras, os faisões se reproduzem nos períodos de setembro a dezembro. A partir do final do mês de julho, as aves que forem selecionadas, já podem ser colocada nos viveiros de reprodução para irem se adaptando.

Quanto aos ovos, é preciso que eles sejam coletados quatro vezes ao dia. Isso porque eles necessitam passar por um tratamento que só é eficiente três horas após a postura. A faisoa não choca seu ovos, por isso, numa criação comercial, é preciso que eles sejam feitos artificialmente em incubadoras. Caso a criação seja pequena, o criador pode optar por colocar uma galinha para chocá-los.

Pensando em auxiliar os criadores de faisão, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Criação de Faisões Ornamentais e de Corte. O coordenador do curso, João Batista de Oliveira, afirma que, "por se tratarem de aves que podem ser tanto comercializadas para a ornamentação quanto para o abate, criar faisões é um investimento muito lucrativo".

Beatriz Lazia 13-09-2011 Aves Exóticas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.