Adubo em excesso aumenta gastos com produção

A adubação bem planejada mantém ou aumenta a quantidade de nutrientes do solo, para atender às exigências das plantas

Adubo em excesso aumenta gastos com produção

“A adubação bem planejada mantém ou aumenta a quantidade de nutrientes do solo, para atender às exigências das plantas. Não é mera coincidência que o aumento da produtividade agrícola se deve ao uso de técnicas adequadas e aplicações de doses corretas de fertilizantes”, afirma Júlio César Lima Neves, professor do Curso CPT a Distância e Online Aplicação Econômica de Adubos.

Paulo Lazzarini, professor de fertilidade do solo do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos, ressalta que a adubação das várias culturas deve considerar a análise de solo, o que reduz o uso de fertilizantes e garante maior economia ao produtor rural. Mas na prática, não é isso que acontece. Os produtores de batata, por exemplo, lançam grandes quantidade de adubo ao solo, muito além do que a planta precisa.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante fazer a avaliação e o monitoramento das condições de fertilidade do solo a ser cultivado. Segundo Eurípedes Malavolta, professor do Curso CPT a Distância e Online Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação, a única forma de conhecer os estoques de nutrientes do solo, antes de decidir pelo seu uso na agricultura, é por meio da análise química do solo.

Cada solo responde de um modo determinado aos adubos. Solos de alta fertilidade não exigem grande quantidade de fertilizantes. A adubação deve considerar fatores econômicos, técnicos e ambientais, para que os custos de produção não cheguem a níveis exorbitantes. O uso do adubo em excesso não só aumenta os gastos do produtor como também gera impactos negativos no meio ambiente.

“Quando o agricultor adiciona ao solo mais fertilizante do que a planta precisa, o excedente pode contaminar o lençol freático, ou ainda comprometer a atmosfera com a emissão de CO2, completa o professor Lazzarini. Sendo assim, independentemente do tempo de espera dos resultados da amostra do solo, é indispensável ao produtor tornar essa prática uma rotina em sua lavoura, seja ela de batata, tomate, melão, abóbora ou demais culturas.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.

Leia o artigo "Adubação biológica reduz custos e aumenta produtividade".

Fonte: canalrural.uol.com.br

Andréa Oliveira 26-11-2018 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.