Aprenda a alimentar frangos de corte corretamente

Para melhorar o desempenho produtivo dos frangos de corte, é imprescindível realizar um bom manejo alimentar

Aprenda a alimentar frangos de corte corretamente

Na China, a crise causada pela peste suína africana tem feito com que esse país seja líder em importações de carne de frango brasileira. Por esse motivo, investir na criação de frangos de corte tem sido um dos negócios mais promissores do momento. Entretanto, “para melhorar o desempenho produtivo das aves, é imprescindível realizar um bom manejo alimentar. Dessa forma, os nutrientes são aproveitados, ao máximo, pelas aves”, afirma Judas Tadeu de Barros Cotta, médico veterinário e professor do Curso CPT a Distância e Online Produção de Frangos de Corte.

Para alimentar frangos de corte corretamente, o avicultor deve considerar as fases de desenvolvimento das aves para maior eficiência alimentar. Além disso, é importante conhecimento aprofundado sobre suplementação de aves dessa categoria. A alimentação deve ser balanceada e equilibrada para que os nutrientes sejam absorvidos de forma a suprir as necessidades das aves.

No aviário, a ração deve ser distribuída conforme a fase de crescimento do frango de abate: ração inicial (pintinhos), ração de desenvolvimento (aves em crescimento) e ração final (aves de abate).

Alimentação na fase inicial


Os pintinhos só podem ser alimentados uma hora após o nascimento. A partir desse momento, para hidratar e dar energia às avezinhas, deve ser fornecida a elas água com açúcar na proporção: 50 g de açúcar para 1 litro de água. De um dia a oito semanas de vida, os pintinhos devem ser nutridos com ração inicial na seguinte porcentagem: 20% de proteína. Pintinhos doentes devem ser alimentados com ração inicial + medicamentos em sua formulação.

Alimentação na fase de crescimento


A partir de seis semanas de vida, os franguinhos devem começar a consumir ração de crescimento com 20% de proteína. Se eles consumirem apenas ração de desenvolvimento, é preciso disponibilizar areia para ajudar na digestão. Também é fundamental disponibilizar água fresca à vontade. Ração fornecida fora da fase adequada de desenvolvimento pode reduzir o tempo de vida das aves ou causar problemas nos rins.

Alimentação na fase final


Quando tiverem seis semanas de vida, os frangos de abate também devem receber ração inicial de corte com 24% de proteína. Após esse período, as aves devem ser alimentadas com ração final peletizada (20% de proteína). Dias antes do abate, os galpões devem ficar com as luzes acesas à noite para estimular o aumento do consumo de ração. O consumo de água é igualmente importante nessa fase.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Avicultura.

Leia o artigo "Alimentação dos frangos de corte: influência da alta temperatura."

Fontes: portalsuinoseaves.com.br; avicultura.info

Andréa Oliveira 13-06-2019 Avicultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual sobre as Principais Raças de Galinha com fim Comercial

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.