Aprenda como fazer o manejo adequado de ovos

A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca e melhorar o seu aspecto visual

Para evitar problemas como ovos sujos, quebrados ou trincados, as gaiolas ou ninhos devem estar sempre limpos e a coleta deve ser feita pelo menos quatro vezes ao dia. Mas nada impede que esse número seja maior, pois caso o produtor tenha um número de funcionários grande, o ideal é que se faça o maior número de coletas por dia, podendo ser três vezes pela manhã e duas à tarde.

Na hora da coleta, o funcionário deve fazer uma primeira seleção dos ovos. Deve-se colocar os ovos sujos e bicados em uma bandeja de polpa e marcar de qual gaiola veio tal ovo. Da mesma forma, separe os ovos pequenos ou com defeitos, sempre anotando, afim de se manter um controle mais preciso da produção.

Para o transporte dos ovos dos galpões até a casa de ovos, a pavimentação deve ser lisa e não pode ter buracos. O pneu do veículo não pode estar muito cheio, para evitar pulos e, consequentemente, a quebra dos ovos. O empilhamento deve ser feito de acordo com as caixas-padrão para que não force o peso sobre eles.

A lavagem dos ovos é um processo importante para desinfetar a casca e também para melhorar o seu aspecto visual, que é muito importante no quesito vendas. Já os ovos que estão sujos são comercializados com empresas como padarias, fábricas de pães, bolos e biscoitos. Por isso, nesse caso, não há necessidade da etapa de lavagem dos ovos.

Após a lavagem e secagem, os ovos devem ser submetidos a uma ovoscopia, ou seja, observados através da luz. Com esse processo, você consegue identificar qualquer anomalia nos ovos. Caso seja detectada alguma alteração, os anormais devem ser retirados do lote. É muito comum aparecerem anormalidades nos ovos causados por problemas nutricionais, sanitários, genéticos, ambientais, de manejo e até de armazenamento.

Algumas dessas anomalias são:

- Os ovos podem apresentar mancha de sangue, anormalidade causada pela ruptura de algum pequeno vaso capilar com derrame de sangue;

- Pedaço de carne é outra anormalidade, geralmente é resultado de manchas de sangue parcialmente reabsorvidas;

- Ovo sem gema, ocorre quando algum material estranho entra no oviduto;

- Ovo sem casca ou com casca mole.

Para mais informações, consulte o curso Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso é coordenado pelo professor e médico veterinário Júlio Maria Ribeiro Pupa. Leia também nosso artigo Como produzir e comercializar ovos de galinha.

Beatriz Lazia 17-04-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.