Aprenda sobre a fase de recria de galinhas poedeiras

Para a fase da recria, os equipamentos necessários são apenas as gaiolas, os comedouros e os bebedouros

O produtor de aves deve saber que, ao completarem sete semanas de idade, as galinhas devem ser transferidas para o galpão de recria. O importante nessa fase é diminuir a densidade populacional para no máximo 10 aves por metro quadrado, pois, caso contrário, poderão surgir situações indesejáveis para o pecuarista.

Estas situações são várias, entre elas: aumento do estresse, menor produção de ovos e consequentemente maior perda de ovos, aumento da mortalidade, menor consumo de ração, pior conversão alimentar, além de desuniformidade do peso corporal.

Nesta fase é importante o uso de comedouros e bebedouros. Os comedouros do tipo tubular e os bebedouros do tipo calha.  A altura da cama deve ser de aproximadamente 10 cm para garantir uma melhor absorção da umidade que provém das excretas.

O pecuarista deve saber também que apesar da fase da recria em gaiolas exigir um investimento inicial maior em relação à recria em piso, ela permite alojar um número maior de aves, facilitar o manejo e a observação das aves, além de dispensar gastos com vermífugos e produtos anticoccidianos, por exemplo.

Para a fase da recria, os equipamentos necessários são apenas as gaiolas, os comedouros e os bebedouros. Quanto ao galpão, deve-se jogar água com desinfetante e deixar secar bem para depois caiar as pilastras e as paredes da área fechada. Também é importante que o galpão fique vazio por 15 dias para que possa ocorrer o vazio sanitário.

Por último, é importante que as aves estejam com o mesmo peso. Aquelas que fugirem dos padrões devem ser refugadas. Esta uniformidade é necessária para o controle de fornecimento de ração e para o desenvolvimento corporal adequado das aves.

Para mais informações, consulte o artigo Galinhas poedeiras - cria e recria,  cujo conteúdo discute o mesmo tema. Todavia, caso você queira aprofundar no tema, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Galinhas Poedeiras Cria e Recria. Neste curso, Júlio Maria Ribeiro Pupa, médico veterinário e professor, orienta que na fase de recria o mais importante é manter o controle de desenvolvimento corporal das aves.

Beatriz Lazia 27-01-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Rosa Dilma Santos Marques

12-10-2018

Me interessei no Curso ,pois tenho terras mais não tenho investimento.

Resposta do Portal Agropecuário

15-10-2018

Olá Rosa,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entraram em cotato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto