Como obter lucro com frango caipira

Como obter lucro com frango caipira. Criar frango caipira é um negócio lucrativo, pois a demanda no mercado interno por carne e ovos cresce a cada ano no país.

Criar frango caipira é um negócio lucrativo, pois a demanda no mercado interno por carne e ovos cresce a cada ano no país

Como obter lucro com frango caipira

No Brasil, a criação de frango caipira é bastante comum na forma artesanal, como meio de gerar renda a muitas famílias rurais. Trata-se de um negócio bastante promissor, pois a demanda no mercado interno por frangos caipiras e ovos cresce a cada ano no país. Entretanto, para garantir a qualidade e a boa produtividade das aves, o avicultor deve adquirir as matrizes de criadores de frango caipira idôneos - que garantam a boa procedência das aves.

Segundo Luiz Fernando Teixeira Albino, professor especialista do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, criar frangos e galinhas caipiras é uma alternativa de produção de carne e ovos destinada a um mercado consumidor exigente, disposto a pagar mais caro, pois busca consumir produtos naturais e de melhor qualidade.

Independentemente de o avicultor buscar aves para incubação de ovos ou para o abate, os pintinhos devem ser saudáveis - com olhos e canelas brilhantes, assim como umbigo cicatrizado. Além disso, as avezinhas devem estar com a vacina em dia e, no transporte, elas devem ser levadas em caixas forradas e desinfetadas.

É importante ressaltar que a base da alimentação de frangos caipiras ou frango colonial é composta, em sua maior parte, por alimentos de origem vegetal. Além disso, qualquer intervenção artificial para acelerar o crescimento das aves é estritamente proibida, assim como o uso de antibióticos na dieta.

O sistema de criação de frangos e galinhas caipiras é realizado em galpões até que as aves atinjam 28 dias de idade. Após esse período, elas são soltas no campo (criação semi-intensiva) onde há espaço de 5 m² para cada ave se desenvolver.

É primordial que as instalações de criação garantam bem-estar e conforto térmico às aves em todas as fases de criação, além de higiene adequada para a sanidade do plantel. Em geral, cada galpão deve medir cerca de 10 metros ou mais.

Frangos caipiras de corte têm fase inicial de criação de 28 dias (alimentação preferencialmente verde); em seguida, fase de crescimento - até 56 dias. Após 57 dias, quando alcançam o peso de mercado, as aves são abatidas.

Como resultado, o avicultor terá lucro certo e bom faturamento mensal. Basta seguir os cuidados de manejo corretos em cada etapa de criação!

Fonte: Novo Negócio.

Andréa Oliveira 04-07-2016 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.