Como reduzir o mau cheiro da cama do aviário

Como reduzir o mau cheiro da cama do aviário. O processo é feito da seguinte forma: no centro do aviário vazio, o material é amontoado e coberto com lona. Após cobrir a cama do aviário, ela deve permanecer assim por cerca de 10 a 12 dias.

Para reduzir o mau cheiro da cama do aviário, antes de colocar o material na lavoura, é preciso fazer o seu tratamento, que consiste na fermentação do material

 Como acabar com o mau cheiro da cama do aviário

"Na avicultura, denomina-se cama do aviário toda e qualquer forração disposta no piso do galpão onde se encontram os frangos e as galinhas. Ela é de grande importância, pois promove o conforto térmico das aves, protege os seus pés de injúrias causadas pelo atrito com o chão e absorve as fezes eliminadas por elas, como uma esponja", afirma Judas Tadeu de Barros Cotta, professor do Curso a Distância CPT Produção de Frangos de Corte, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Em síntese, a cama do aviário é a mistura do esterco, com as sobras de ração e a serragem que recobre o piso dos aviários. Estes elementos juntos são um excelente adubo para as lavouras e, por isso, muitos produtores fazem seu armazenamento para uso posterior. O problema é que o material cheira mal e pode incomodar os vizinhos e até mesmo os funcionários que trabalham no local.

Entretanto, isso pode ser resolvido com algumas medidas simples e práticas. Para reduzir o mau cheiro da cama do aviário, antes de colocar o material na lavoura, é preciso fazer o seu tratamento, que consiste na fermentação do material.

O processo é feito da seguinte forma: no centro do aviário vazio, o material é amontoado e coberto com lona. Após cobrir a cama do aviário, ela deve permanecer assim por cerca de 10 a 12 dias. Nesse período, as bactérias vão fermentando os elementos que a constituem e liberam amônia - o que causa o mau cheiro.

É importante lembrar que a cama deve ser revirada de uma a duas vezes no período acima determinado. Isso deve ser feito para que a fermentação ocorra de maneira uniforme.

Com a cama coberta pela lona, as bactérias que fermentam o material são reduzidas e a liberação de amônia é menor. Por outro lado, quando a cama fica exporta à umidade e à temperatura, as bactérias se reproduzem e liberam grande volume de amônia, o que causa o cheiro desagradável.

Fonte: Globo Rural.

Confira os Cursos a Distância da Área Avicultura.

Andréa Oliveira 27-10-2016 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.