Criação de codornas - saiba mais sobre recria e engorda

Criação de codornas - saiba mais sobre recria e engorda. É importante ressaltar que as gaiolas devem medir entre 13 e 15 cm de altura, 20 cm de comprimento e 15 cm de largura.

Na recria, as codornas passam pelo processo de desenvolvimento, já na engorda, as aves recebem ração especial para atingirem o peso ideal para abate

Criação de codornas - saiba mais sobre recria e engorda

Quem possui criação de codornas ou deseja investir nesse negócio deve conhecer melhor sobre o manejo dessas aves, principalmente durante a recria e a engorda. Na recria, as codorninhas passam por um período de desenvolvimento, desde que saem das incubadoras até a fase de reprodução ou engorda. Na engorda, as codornas são selecionadas e dispostas em lotes, momento em que recebem alimentação especial para alcançarem o peso ideal (de 30 a 50 dias até o abate).

Alguns coturnicultores criam codornas no chão, tanto na fase de recria como na de engorda. Entretanto, este sistema de criação torna-se inviável economicamente, pois as aves consomem até 5% a mais de ração (para o mesmo ganho de peso) quando comparado ao sistema de criação em baterias.

Quanto ao sistema de criação de codornas em baterias, este apresenta vantagens econômicas ao coturnicultor que produz codornas para comércio e indústria, pois ocorre otimização da produtividade do plantel. Atualmente, há no mercado baterias de metal, arame galvanizado e madeira - todas devem apresentar piso de tela de arame.

É importante ressaltar que as gaiolas devem medir entre 13 e 15 cm de altura, 20 cm de comprimento e 15 cm de largura. A medida entre o piso da gaiola e a bandeja deve ser de 5 cm. Se a gaiola for destinada ao alojamento de fêmeas, o piso deve ser inclinado, com mais 8 cm na frente (facilita a coleta dos ovos de codorna).

Segundo os professores Joji Ariki e Vera Maria Barbosa Moraes, do Curso CPT Codornas - Recria e Reprodução, o dimensionamento correto das gaiolas facilitará o manejo na recria e na engorda das aves, além de evitar perdas por enroscamento. Portanto, não devem existir mais que 100 codornas/m² de gaiola.

Dicas importantes para o sucesso da criação de codornas:

->O local do criatório deve ser afastado de outros aviários;
->A logística da granja deve facilitar o acesso para vistorias e escoamento da produção;
->O terreno deve apresentar boa drenagem para não reter umidade;
->O local deve ser bem arejado, mas sem incidência de ventos fortes;
->Recomenda-se a instalação dos galpões no sentido Leste-Oeste.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Rural News e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 11-02-2016 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.